PE: Inscrições para programa que oferece bolsas para estudantes da rede estadual ingressantes no ensino superior começam na próxima semana

Nesta sexta-feira, a Secretaria de Educação vai lançar o edital com os detalhes da seleção do Programa de Acesso ao Ensino Superior (PE no Campus). O programa prepara os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) e também concede apoio financeiro, através de bolsas, aos estudantes de baixa renda da rede estadual aprovados em instituições públicas de ensino superior. Para participar da seleção, os candidatos devem realizar inscrição eletrônica através do site da Secretaria de Educação de Pernambuco entre 19 e 24 de janeiro de 2018.
Clique para se inscrever
Para concorrer ao PE no Campus, o candidato terá que ter estudado todo o ensino médio na rede estadual e ter concluído, no máximo, há cinco anos; ser atendido no Programa Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a dois salários mínimos, e ter residência fixa com distância igual ou superior a 50km da universidade.
Na primeira edição, serão oferecidas mil bolsas para os estudantes que obtiverem as melhores notas da última edição do Enem e do SSA. A distribuição das bolsas do PE no Campus será da seguinte forma: 100 para os classificados pelo SSA e 900 para os classificados pelo Enem. A bolsa dos estudantes selecionados no PE no Campus será de R$ 950, no primeiro ano, e R$ 400, no segundo ano. Essa quantia ajudará os selecionados nas despesas do curso, moradia, alimentação e transporte.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Serão três etapas. A primeira, de caráter eliminatório, será de análise dos dados e documentos exigidos no momento da inscrição eletrônica. A segunda etapa será de classificação dos mil estudantes selecionados para as bolsas do Programa, de acordo com as notas obtidas no Enem e no SSA. Para a terceira etapa, junto ao formulário de inscrição online, o interessado também deverá anexar ao sistema de inscrição a versão digitalizada dos seguintes documentos: CPF e RG do estudante e comprovante individual da nota obtida pelo estudante no Enem e no SSA. Também será necessário preencher as informações sobre renda e número de cadastro no Programa Bolsa Família, se houver.
RESULTADOS
Todos os resultados serão divulgados no site da Secretaria de Educação de Pernambuco. O resultado final com a convocação dos classificados para assinatura de Termo de Compromisso do PE no Campus será divulgado no dia 19 de fevereiro.
Via Diário de Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário