PE anuncia ajuda para municípios abrirem leitos de UTI e chegada de mais respiradores

Segundo o governador Paulo Câmara (PSB), chegou a Pernambuco o último lote dos 35 respiradores que o estado devia receber de empresa em São Paulo, após decisão judicial.

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, nesta quarta-feira (29), um reforço de recursos do Tesouro Estadual para ajudar municípios pernambucanos a realizar a abertura e manutenção de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda de acordo com ele, chegou a Pernambuco o último lote dos 35 respiradores que o estado devia receber de empresa em São Paulo.

Segundo o governo, serão repassados diariamente R$ 400 para cada leito de UTI credenciado junto ao Ministério da Saúde para o enfrentamento ao novo coronavírus. Inicialmente, são destinados R$ 4 milhões com a iniciativa.

“A ideia é ampliar a nossa capacidade de assistência aos pacientes com a Covid-19, garantindo o melhor atendimento possível. É um esforço adicional do governo de Pernambuco que, tenho certeza, vai contribuir muito no enfrentamento à doença”, declarou Paulo Câmara.

Respiradores

“Recebemos o último lote dos 35 respiradores que começaram a chegar ao estado vindo de São Paulo após a Justiça ter determinado a busca e apreensão desses equipamentos, que são importantes para salvar vidas e estão sendo distribuídos para unidades hospitalares da Região Metropolitana e do interior do estado”, afirmou o governador.

O primeiro lote, com 13 respiradores, chegou ao estado no domingo (26). Sobre a chegada de mais respiradores, Paulo Câmara disse que não recebeu nenhuma resposta positiva do Ministério da Saúde.

“Tivemos uma reunião entre os governadores do Nordeste com o Ministro da Saúde e sua equipe e infelizmente não há nenhum horizonte de respostas de demandas apresentadas por Pernambuco e outros estados da região. Principalmente quanto à chegada de novos respiradores e de equipamentos de proteção individual. Esperamos que o Ministério possa reforçar, de forma planejada e efetiva, as ações que estamos realizando no estado de Pernambuco”, disse.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário