Paulo Câmara não vai reduzir estrutura estadual

Faltando poucas semanas para anunciar o novo secretariado, fru­to de uma reforma conjunta com a Prefeitura do Recife, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou, na segunda-feira (5), que não tem necessidade de diminuir a estrutura do Governo de Pernambuco, ao contrário do que o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), pretende fazer no Município. Apesar do “momento em que passa o Estado e o País”, Câmara destacou que a estrutura atual já é enxuta. O anúncio da reforma deve ocorrer no final deste mês.

“Temos hoje uma estrutura enxuta, que já foi diminuída ainda no governo Eduardo Campos (2006-2014) e a gente tem uma estrutura de cargo comissionado muito pequena, que representa 1% da folha de pagamento”, declarou Câmara, na inauguração da restauração da sede do Arquivo Público de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio.

Câmara destacou que vem enxugando a máquina estadual desde o início da gestão.

“Essas crenças e valores estão mantidos em tudo aquilo que precisamos definir até o final do mês”, disse. Mas as articulações internas seguem. Segundo fontes palacianas, Câmara estaria aguardando Geraldo definir cargos e estruturas, uma vez que o prefeito realizará uma reforma administrativa – com fusão ou extinção de Secretarias – para entrar mais a fundo na fase dos nomes.

Senado

O governador pediu celeridade na aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 54/2016, sob relatoria do senador Armando Monteiro Neto (PTB), que deve ser votado hoje na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que estabelece o plano de auxílio aos estados, medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal e, entre eles, extensão por mais 20 anos do prazo para pagamento de dívidas. “Espero que seja aprovado logo pelo Senado. A demora) está prejudicando os estados, pois o alongamento das dívidas do BNDES está incluído neste projeto que tramita há muito tempo”, reclamou.

“Até agora só os estados mais ricos tiveram (benefício) porque a dívida do Tesouro está devidamente pactuada, a partir de um acordo com o Supremo Tribunal Federal.

Os estados menores, que têm algum tipo de dívida do BNDES, estão aguardando definição ”, criticou. Os governadores devem se reunir, amanhã, em Brasília, com a ministra Rosa Weber.

Fonte: Folha de Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário