Operação combate furtos de energia em Petrolina; duas ligações clandestinas são identificadas

A energia não medida e consumida pelos dois locais será cobrada de forma retroativa, com possibilidade de cobrança de até três anos para trás.

Para combater furtos de energia, uma operação foi realizada na quinta-feira (9) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Técnicos da Neoenergia de Pernambuco e peritos do Instituto de Criminalística (IC) confirmaram que dois locais estavam cometendo esses crimes na cidade.

Um dos alvos da operação foi um estabelecimento comercial no bairro José e Maria. O furto de energia no local ocorria meio de uma ligação clandestina. Após a inspeção e a ação do Instituto de Criminalista, o ramal de entrada foi substituído e a unidade consumidora normalizada. Esta é a segunda vez que o estabelecimento é flagrado. A primeira ocorreu em fevereiro de 2022.

Uma fazenda no núcleo 6 do perímetro irrigado Nilo Coelho também foi flagrada. No local, não havia equipamento de medição de energia e o fornecimento ocorria ligado direto na rede de distribuição. O arrendatário da fazenda foi conduzido à delegacia, onde prestou depoimento e foi liberado para responder em liberdade.

A energia não medida e consumida pelos dois locais será cobrada de forma retroativa, com possibilidade de cobrança de até três anos para trás. Os dois clientes permanecerão sendo acompanhados para evitar novos furtos.

O furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.

Operação identifica ligações clandestinas — Foto: Divulgação/ Neonergia

Via G1 Pernambuco.

Artigos relacionados