Operação apreende 60 mil pés de maconha em Pernambuco e na Bahia


Uma ação conjunta da Polícia Federal em Pernambuco com a PM de de Belém do São Francisco, de Cabrobó, e da Bahia, está mapeando o sertão dos estados para erradicar a produção de maconha que abastece o tráfico no Nordeste. Entre os dias 10 e 15 de maio, foram erradicados 60 mil pés de maconha que renderia aos traficantes 20 toneladas da droga na operação apelidada de “Cânhamo I”.

As roças de maconha estavam plantadas nas localidades de Cachoeirinha e Fazenda Gangorrinha em Cabrobó (PE) e Várzea da Ema em Chorrochó (BA). A ação conjunta também apreendeu 20 mil mudas, além de 6Kg de maconha já pronta para o consumo.

 De acordo com a Polícia Federal, as ações acontecem quatro vezes ao ano para identificar os possíveis plantios que a operação anterior não conseguiu atingir. A prisão dos cultivadores da droga ajuda a identificar os traficantes, que compram ou encomendam a produção da droga, e  dificilmente ficam na plantação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No lado baiano, a ação em Várzea da Ema terminou com a prisão do agricultor paulista Marcelo da Silva, de 32 anos, que morava em Belém do São Francisco, e do baiano José Laenson de Jesus, de 48 anos, que mora em Macurure, também na Bahia. Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, onde foram autuados em flagrante por cultivar matérias-primas para a preparação de drogas.

Os agricultores foram levados para a Cadeia Pública de Salgueiro onde ficaram à disposição da Justiça Federal. Caso sejam condenados poderão cumprir penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão.

Fonte: Rádio Jornal

Artigos relacionados

Deixe um comentário