Oito presidenciáveis discutem propostas de governo no segundo debate da campanha eleitoral de 2018

Oito candidatos à Presidência da República participaram na noite desta sexta-feira (17) de um debate na RedeTV!.

O debate durou 2 horas e 15 minutos e terminou na madrugada deste sábado (18). É o segundo da eleição 2018 – o primeiro foi no último 10, na TV Bandeirantes.

Participaram os presidenciáveis Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Antes do início do debate, os mediadores informaram que um púlpito estava reservado ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba. A defesa do ex-presidente pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorização para a participação dele, mas o pedido foi rejeitado. Segundo os mediadores, em razão da ausência, o púlpito reservado a Lula foi retirado, por decisão da maioria dos candidatos – a exceção foi Guilherme Boulos (PSOL).

Durante o encontro, os postulantes apresentaram propostas sobre emprego, educação, segurança pública, entre outros temas.

O debate foi dividido em quatro blocos:

  • Primeiro bloco: os candidatos responderam às seguintes perguntas: “Por que o senhor (a) quer ser presidente?” e “O que é preciso mudar no combate à corrupção?”. Depois, deram respostas a questionamentos de telespectadores e fizeram perguntas uns aos outros.
  • Segundo bloco: perguntas de jornalistas da RedeTV! e da revista ‘IstoÉ’.
  • Terceiro bloco: perguntas entre candidatos.
  • Quarto bloco: considerações finais.

Propostas

Conheça abaixo as falas na íntegra sobre propostas apresentadas pelos candidatos em resposta a perguntas que receberam durante o debate. O tempo de resposta variou de 45 segundos a 1 minuto.

A ordem dos candidatos abaixo obedeceu à posição (da esquerda para a direita) reservada a cada um pelo sorteio da organização do debate.

O presidenciável Cabo Daciolo (Patriotas) no debate da RedeTV! (Foto: Reprodução/RedeTV!)
O presidenciável Cabo Daciolo (Patriotas) no debate da RedeTV! (Foto: Reprodução/RedeTV!)

Cabo Daciolo (Patriota)

Fala de abertura – “Glória a Deus. Boa noite à nação brasileira. Eu vou ser o presidente da República e vou levar a nação brasileira a clamar ao Senhor. Não esperem nada de homens, a solução para a nação brasileira chama-se Jesus Cristo. Eu não estou aqui pregando religião para ninguém, eu estou falando de amor. Eu quero que você que está me ouvindo tenha fé, esperança e amor. Para acabarmos com essa corrupção, nós vamos entrar logo com uma reforma política e tirar os verdadeiros bandidos da nação. Estão lá dentro do Congresso Nacional, representados por muitos aqui, olha o quadro ali à nossa frente, são todos amiguinhos. Não tem inimigo ali não. Nós vamos pegar um por um. Para honra e glória do senhor Jesus.”

Segurança pública – “Dia 1º de janeiro de 2019 vamos estar com Cabo Daciolo sentado na cadeira de presidente e você vai poder andar em paz. Vamos valorizar os profissionais da segurança pública, vamos cuidar das fronteiras, trabalhar em cima de prevenção. Toda guerra civil é proposital. As armas já chegaram, o momento é para parar munições. É simples. O problema é que nossas rodovias estão desguarnecidas. Deveríamos ter 15 mil policiais federais, mas hoje temos 8 mil. Nas fronteiras, não temos 11 mil militares das Forças Armadas cuidando. Por lá entram drogas, armamento, mas quem lucra com isso e quem quer isso? O poder, os políticos. Eles lucram com isso. A Rocinha tem lucro de 10 milhões e tem sempre um engravatado por trás disso.”

Liberação das drogas e aborto – “Nação brasileira, sou contra, sou contra a liberação do aborto, sou contra a liberação das drogas no Brasil. E um homem e uma mulher de Deus, independente da religião, a sua palavra tem que ser sim, sim, e não, não. A palavra de Deus nos revela e nos ensina, para todos que estão aqui e para todos que estão nos ouvindo, que antes de você ser gerado no ventre da sua mãe, você já era um escolhido. Antes de você nascer, você já estava separado, então eu sou totalmente contra o aborto e sou contra a liberação da droga no nosso país.”

Greve dos caminhoneiros – “Nação brasileira, no nosso governo, não vai ocorrer o que acontece nos governos que passaram pelo Brasil até o momento. Porque o nosso governo vai dialogar com o povo. O nosso governo vai ouvir as necessidades do povo. Foi falado aqui da greve dos caminhoneiros. Nós estivemos lá. Em momento algum os caminhoneiros estavam parando as vias. Eles só queriam ser ouvidos e eles não foram ouvidos pelo governo atual, infelizmente. Queriam a redução do combustível, do gás de cozinha, do diesel, vai ser reduzido. Pode esperar. Aguardem, no primeiro mês, nós vamos reduzir o combustível no Brasil e também o gás de cozinha. Quanto aos bombeiros militares, quero deixar bem claro que os bombeiros militares do Rio de Janeiro nunca fizeram greve. Nunca fizeram greve. Nós simplesmente nos ausentamos do estado. Eu sou bombeiro guarda-vida, todos os militares estavam na areia. Só que sem a camisa. A camisa de guarda-vida, porque o estado… (acabou o tempo).”

Emprego – “População brasileira, nação brasileira, um dos grandes vilões da nação são os banqueiros. Banqueiros têm lucros exorbitantes de bilhões todos os anos dentro da nação. Nós vamos reduzir impostos e reduzir juros. Isso é um fato verdadeiro. A partir desse momento você entra com investimento. Porque dinheiro é o que mais tem neste país. Não acredite quando falam que tem crise financeira na nação, porque não existe crise financeira na nação brasileira. Então, nós vamos investir com dinheiro que existe na nação, vamos preparar os nossos jovens, colocando a educação, ciências, tecnologia, inovação, institutos federais. E vamos caminhar e levar todos para o mercado de trabalho. E quero dizer e deixar bem claro. Na primeira semana, vamos adorar o Senhor. Na segunda semana, haverá um pronunciamento e vai ser: ‘Todos desempregados do Brasil, compareçam à unidade militar mais próxima da sua residência’.”

Considerações finais – “Glória, glória a Deus. Eu sirvo a um Deus das causas impossíveis. É o Deus que diz: ‘Tudo que você pedir em oração, se você crer, você vai receber’. E eu creio que eu vou ser o futuro presidente da República. Eu quero dizer a você que está me ouvindo, você que no passado, na última eleição, mais de 37 milhões de brasileiros que votaram nulo, branco e abstenção, nos dê uma oportunidade. Nos dê uma oportunidade e você vai ver que a palavra de Deus é verdadeira. Quando o justo governa, o povo se alegra. Toda honra, toda a glória sejam dadas ao nosso senhor Jesus Cristo. Juntos somos fortes. Nenhum passo daremos atrás. E Deus está no controle. Glória.”

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no debate da RedeTV! (Foto: Reprodução/RedeTV!)
O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no debate da RedeTV! (Foto: Reprodução/RedeTV!)

Jair Bolsonaro (PSL)

Fala de abertura – “Quero ser candidato a presidente da República porque o Brasil precisa de um candidato honesto, patriota, que crê em Deus e afaste de vez o fantasma do comunismo. Só há uma maneira de combater a corrupção no Brasil: elegermos um presidente de forma isenta, um presidente que não negocie ministérios, estatais e bancos públicos, porque aí estão o foco da corrupção, que têm levado o Estado, inclusive, à ineficiência. Por isso não temos saúde, educação e segurança, exatamente por causa das indicações políticas, que têm que deixar de existir em nosso Brasil. O presidente tem que escolher os melhores para compor o seu time de ministros.”

Desemprego – “Tudo que o PSDB e o PT fizeram ao longo de 20 anos chegou a esse caos, o desemprego. O senhor foi presidente do Banco Central por oito anos, depois foi para o grupo JBS Friboi, onde o BNDES passou a emprestar dinheiro apenas para os amigos do rei, como o casal, a dupla, Joesley Batista. Já para aqueles que precisavam não tinha empréstimo. Ou o juro lá em cima, contrariamente às demais. Então o emprego, senhor Meirelles, não sou economista, mas com toda certeza para por usar os órgãos de governo, as instituições, para atender ao povo, não aos amigos do rei. No mais, devemos desburocratizar, desregulamentar muita coisa no Brasil. Porque hoje em dia, o senhor bem sabe, para abrir uma empresa você leva 90 dias, é um cipoal de documentos que desestimula a buscar maneira de empregar alguém no Brasil. Então acho que passa por aí essa proposta para conseguir emprego para os brasileiros.”

Educação – “A educação infantil é a base para a educação final. Nas escolas, hoje em dia, o que se aprende? Ideologia de gênero, partidarização, análise crítica das questões apenas, nada mais além disso. No meu tempo, você tinha física, química, matemática, geografia, história, educação moral e cívica. Isso não tem mais. Retiraram também do professor a sua autoridade dentro de sala de aula. O professor hoje em dia, conforme pesquisa aqui em São Paulo, em muitas escolas, está mais preocupado em não apanhar do que ensinar. Como exemplo, nós temos para isso, é fazer em grande parte das escolas do ensino fundamental, a militarização dessas escolas, ou seja, colocar diretores vindos do meio militar para que possa, via disciplina e hierarquia, essa garotada aprender algo para o futuro, diferente do que é ensinado hoje em dia.”

Déficit público e pagamento da dívida pública – “Cabe, sim, ao presidente da República. São números absurdos, os meus economistas dizem que tem solução, mas será muito difícil atender à meta. Propostas: redução do tamanho do Estado, privatizações, abrir o comércio com o mundo todo, deixar de lado o viés ideológico, facilitar vida de quem quer abrir empresa no Brasil – porque é um sacrifício abrir empresa no Brasil, quantidade de papeis é absurda – diminuir encargos trabalhistas e fazer com que empregados e patrões sejam amigos e não inimigos e deixemos de assistir a essa briga enorme nos tribunais tendo em vista a legislação, a CLT.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário