O rapaz dizia para não deixar ele morrer’, diz homem que socorreu surfista atacado por tubarão em Olinda

Mauro Melo estava trabalhando na praia quando ouviu gritos, nesta segunda (20).

O surfista André Luiz Gomes da Silva, de 32 anos, atacado por um tubarão, nesta segunda (20), em Olinda, estava com água na cintura. A informação é de Mauro Melo, que trabalhava na praia no momento incidente e tirou a vítima do mar. “O rapaz dizia para não deixar ele morrer”, afirmou.

O ataque aconteceu por volta das 16h30, na Praia dos Milagres, no bairro do Varadouro.

Em entrevista ao g1, Mauro Melo contou que estava na praia trabalhando no seu bar, quando ouviu o barulho. Primeiro, o surfista gritou “socorro”. Depois, segundo ele, as pessoas alertaram: “É tubarão”.

Melo também realiza um trabalho de conscientização sobre a necessidade de limpeza da praia e conhece bem o local. “A maré estava alta, com 2,7 metros. A maior em muito tempo”, comentou.

Quando partiu para socorrer a vítima, Mauro Melo disse que não pensou em nada. “Queria tirar ele. As lesões na batata da perna eram as piores. Peguei uma cordinha que o surfista usa para ficar preso à prancha, o estrepe, e fiz um torniquete”, declarou.

O homem que socorreu o surfista ferido também disse que pegou a vítima pela cintura e levou para a areia. “Ele também dizia ‘Deus, Jesus, não deixe eu morrer’”.

Mauro contou também que conhecia André Luiz. Disse que o rapaz ia para a praia surfar, “de vez em quando”. “Ele foi surfar com a prancha de bodyboard e não estava lá dentro do mar, não”, lembrou.

André Luiz foi atacado por tubarão em Olinda — Foto: Reprodução/WhatsApp

Pouco antes de conceder a entrevista ao g1, Mauro disse que falou com a esposa de André Luiz. A família da vítima estava no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central do Recife, para onde ele foi levado.

Estão todos no bloco cirúrgico, esperando notícias. Acho que era um tubarão juvenil. Não muito grande e acredito que ele vai ficar bem”, disse.

Segundo a emergência do HR, André Luiz deu entrada por volta das 17h10 e foi levado para o bloco cirúrgico, em estado grave.

O homem estava consciente e conseguia falar quando chegou ao hospital, de acordo com funcionários da recepção da unidade.

Até a última atualização desta reportagem, às 22h, André Luiz ainda estava na cirurgia, segundo a assessoria de comunicação do HR.

Médico

Médico Renato Souto contou como foi socorro ao surfista atacado por tubarão, em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Médico Renato Souto contou como foi socorro ao surfista atacado por tubarão, em Olinda.

O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Renato Souto disse à TV Globo que as características das lesões na perna esquerda do surfista eram compatíveis com as de um ataque de tubarão.

“Foi uma mordedura de tubarão. Bem profunda. Pegou musculatura e vasos também”, declarou o profissional de saúde.

Ainda de acordo com Souto, o rápido socorro foi fundamental para a equipe do Samu conseguir estabilizar o paciente.

“Caso demorasse mais, ele poderia ter morrido. O importante é que entregamos ele estabilizado ao HR”, acrescentou.

O que diz o Comitê

Por meio de nota, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) disse que está investigando um “incidente envolvendo um homem de 32 anos e um animal marinho”.

A vítima, atingida na perna esquerda, estava em um local com proibição para a prática de surf desde 1999″, acrescentou o comunicado.

Histórico

O último caso de mordida de tubarão registrado em Pernambuco foi em Fernando de Noronha, de um turista de Rondônia que se feriu no pé. Poucos meses antes, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha, e teve a perna amputada.

Em 2021, duas pessoas foram mordidas por tubarão em Jaboatão dos Guararapes. Uma morreu e outra ficou ferida. A área da igrejinha ficou interditada.

Desde 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco, houve 74 ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 64 no continente e outras dez, em Noronha.

Via G1 Pernambuco.

Artigos relacionados