O que se sabe até agora sobre clarão visto no Sertão de Pernambuco

Nas redes sociais, moradores de cidades como Custódia e Sertânia, no Moxotó, e Iguaracy, no Pajeú, relataram a ocorrência de um clarão seguido de um estrondo

Moradores de cidades como Custódia e Sertânia, no Sertão do Moxotó, e Iguaracy, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, relataram, nas redes sociais, que observaram um clarão seguido de um forte barulho vindo do céu, na noite desta quinta-feira (15). O fenômeno ainda está sob investigação, mas segundo o astrônomo James Solon, do Grupo de Astronomia de Pernambuco, caso seja confirmada a veracidade do que foi descrito, pode se tratar de um meteoro fireball, que é muito brilhante.

“Preliminarmente, o que eu posso dizer é que, quando se trata de um fenômeno assim, que desperta uma claridade seguida de um estrondo, é um meteoro do tipo fireball, que apresenta uma claridade maior e, se o impacto for realmente próximo de uma área urbana, pode ser ouvido o estampido sônico”, explica o astrônomo.

Uma das imagens divulgadas nas redes sociais como sendo do clarão observado no Sertão pernambucano é, na verdade, de um meteoro em Monte Azul Paulista, em São Paulo, em abril deste ano.

Veja a repercussão nas redes sociais:

Via Jornal do Commércio

Artigos relacionados

Deixe um comentário