Número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco sobe 40% em seis dias

O número de casos de sarampo confirmados em Pernambuco subiu 40% em seis dias, passando de 90 para 127, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em comparação entre os balanços divulgados nesta quarta-feira (20) e no último dia 14. No estado, foram notificados 1.056 casos da doença, sendo 127 confirmados e 447 descartados. A campanha de vacinação para adultos de 20 a 29 anos acontece até o dia 30 deste mês.

Os municípios com maior incidência estão no Agreste do estado, como Taquaritinga do Norte, com 34 casos; Santa Cruz do Capibaribe, com 32; Caruaru, com 17; Vertentes, com 14; Toritama, 11; Brejo da Madre de Deus, com seis casos, além de Frei Miguelinho, Gravatá e Bezerros, com um caso, cada. No Recife, são nove casos e um em Jaboatão dos Guararapes.

A Secretaria Estadual de Saúde reforçou que as ações de vigilância epidemiológica, isto é, de investigação dos casos e vacinação de bloqueio, além da assistência ao paciente, sãoiniciadas logo após a notificação do caso, ou seja, independente do resultado laboratorial (confirmação ou descarte). A ação busca evitar o agravamento do caso e a propagação da doença. “A Secretaria informa que tem recebido normalmente a vacina tríplice viral do Ministério da Saúde e feito a distribuição aos municípios”, ressaltou.

O Ministério da Saúde estima que existam 9 milhões de pessoas entre 20 e 29 anos não vacinadas contra o sarampo ou com o esquema vacinal incompleto (faltando uma das doses). Nessa faixa etária, está concentrado o maior número de casos de sarampo no surto que acomete o país, de acordo com o último boletim epidemiológico.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola. São consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina; pessoas de 30 a 49 anos com uma dose e profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar.

Via Diario de Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário