Número de assaltos a ônibus sobe 135,9% em Pernambuco, diz Polícia Civil

 O número de assaltos a ônibus subiu 135,9% em Pernambuco, nos primeiros dias de 2017. Os dados, anunciados nesta sexta-feira (24) pela Polícia Civil de Pernambuco, são relativos ao intervalo compreendido entre 1º de janeiro e 22 de fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2016.

De acordo com a polícia, nos primeiros dias de 2016, foram registradas 142 ocorrências. No mesmo período de 2017, a polícia contabilizou 335 ações criminosas. Isso significa que, no período, mais que dobrou a incidência desse tipo de crime no estado.

A média diária de fevereiro deste ano, contando os dados até a quarta-feira (22), chegou a 6. Na capital pernambucana, ocorreram 62 assaltos a ônibus, até 22 de fevereiro deste ano. O Grande Recife contabilizou 73. No interior, houve registro de uma ocorrência.

Em agosto do ano passado, a Polícia Civil (PC) de Pernambuco criou uma força tarefa para investigar os assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife, intitulada ‘Viagem Segura, atuando nos focos de assalto, os locais onde há maior incidência do crime e nos quais o tipo de investida dos criminosos é semelhante. Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Daniel Dias explica que, para maior efetividade das investigações, é essencial a instalação de câmeras de alta definição nos coletivos.

“Trabalhamos com pequenos detalhes, que podem identificar os suspeitos de assaltos a ônibus. A cor do cabelo, uma tatuagem, as roupas, tudo isso é importante para coibir as investidas. Trabalhamos com estatísticas e, por isso, também é importante que seja registrado o boletim de ocorrência pelas vítimas”, explicou o comandante.

Caso

Também na manhã desta sexta-feira (24), a Polícia Civil divulgou a prisão de três homens, um deles menor de idade, suspeitos de assaltar um ônibus que fazia a linha PE-15/Afogados, no dia 29 de janeiro, na Zona Norte do Recife. De acordo com o delegado Breno Maia, titular da Delegacia do Espinheiro, o grupo é suspeito de ter praticado cerca de 12 investidas. Ainda segundo a polícia, os dois suspeitos maiores de idade têm passagem pea polícia por tráfico de drogas.

O crime ocorreu no bairro de Cajueiro, no início da noite. O ônibus assaltado era da empresa Caxangá e, na investida, foram roubados o dinheiro do caixa do coletivo, celulares e outros objetos dos passageiros.

“Por incrível que pareça, o mais perigoso é o adolescente, que já havia sido internado duas vezes, por porte de arma. As câmeras mostram que ele é que tem a arma e ameaça o cobrador. Ele também vendia os produtos roubados e dividia o lucro com os outros”, disse.

De acordo com a polícia, o grupo praticava assaltos majoritariamente em Cajueiro, mas agia em bairros próximos, inclusive em Olinda. Os dois maiores de idade confessam os crimes, mas o menor diz apenas ter participado de um assalto. “Temos informações da participação dele em outros crimes. As vítimas desse assalto e de outros também reconheceram os três”, explicou o delegado.

O adolescente foi encaminhado à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e os dois adultos estão no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, e responderão pelos crimes de roubo qualificado e corrupção de menores.

Via G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário