Novos conselheiros tutelares de Floresta serão empossados neste domingo

Pelos próximos quatro anos Floresta terá cinco novos nomes a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes da cidade. A posse dos novos conselheiros tutelares acontecerá neste neste domingo (10), em solenidade que será realizada na Câmara Municipal de Floresta, a partir das 19h.

A Prefeita Rorró Maniçoba,  a presidente do COMDICA, Maria Dinalva Novaes,   e a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Janaína Correia, deverão participar do momento de posse dos conselheiros Valquíria de Sá Souza, Olímpia Nogueira Ferraz da Silva, Neuma de Cássia Nunes Souza, Ivanilda da Silva e Ricardo Manoel de Souza,  como também dos suplentes Maria Aparecida Cavalcanti Freire, Genilson de Souza Lima, Claudiana da Silva Sá, Silvaneide Monteiro da Silva e Anna Carolina de Menezes Carvalho. Todos foram submetidos a uma prova de conhecimentos sobre a função que irão exercer e, após aprovados, concorreram em eleições onde o voto popular os consolidou como conselheiros e suplentes, em 4 de outubro de 2015.

Durante o evento, depois de assinarem o termo de posse, os conselheiros farão o juramento de compromisso à função assumida respaldados pelas leis que regem o funcionamento do Conselho Tutelar.

A sua função é zelar por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. Mas zela fazendo não o que quer, mas o que determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em seu artigo 136. Toda suspeita e toda confirmação de maus tratos devem ser obrigatoriamente comunicado ao Conselho Tutelar. Ele é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura e autônomo em suas decisões.

“Estamos à disposição dessa nova turma e creio que eles vão realizar um bom trabalho em favor da nossa comunidade. No que depender da Prefeitura o Conselho Tutelar terá total apoio para desenvolver suas ações”, ressalta a Prefeita. (Ascom)

Artigos relacionados

Deixe um comentário