Notícias ABASTECIMENTO
Contratada empresa para construir reservatório de água elevado em Floresta, PE
O investimento previsto é de R$ 978.888,88, com prazo de execução de 8 meses a partir da emissão da Ordem de Serviço.
19/02/2026 21h10 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: Blog do Elvis

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) contratou uma empresa para executar obras de ampliação do sistema de abastecimento de água no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. O extrato do contrato foi divulgado nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o documento, o Contrato nº CT.OS.25.8.362 foi firmado com a empresa Santana Engenharia Locações e Empreendimentos LTDA (CNPJ 37.876.835/0001-10) para a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Floresta e obras complementares, que incluem a implantação de um reservatório elevado.

O investimento previsto é de R$ 978.888,88, com prazo de execução de 8 meses a partir da emissão da Ordem de Serviço. A vigência contratual terá duração adicional de quatro meses após a execução. O contrato foi assinado em 5 de novembro de 2025.

Continua após a publicidade

Reivindicação antiga da população

A construção do reservatório elevado atende uma cobrança histórica de moradores dos bairros DNER e Bela Vista que chegaram a organizar um abaixo-assinado. Por estarem localizados em áreas mais altas da cidade, essas comunidades sempre sofreram mais com a falta d’água, sendo frequentemente as últimas a receber abastecimento durante o rodízio.

Com a nova estrutura, a expectativa é equilibrar a pressão da rede e garantir que a água chegue com regularidade às regiões mais altas.

Moradores ouvidos pelo Blog comemoraram a contratação da empresa e afirmam que a notícia traz esperança após anos de dificuldades.


O que muda no abastecimento

Segundo informações técnicas da Compesa, a obra prevê modernização da unidade com instalação de sistema de ultrafiltração, aumentando a capacidade produtiva da estação:

A companhia afirma ainda que a atual estrutura apresenta desgaste natural e deficiência em manutenções, o que compromete o fornecimento. A intervenção busca adaptar o sistema ao crescimento da cidade e evitar falhas no tratamento e distribuição de água.


Próximo passo

Apesar da contratação já estar formalizada, as obras ainda não começaram.
Agora falta apenas a emissão da Ordem de Serviço (O.S.), que autoriza oficialmente a empresa a iniciar os trabalhos.

Com a contratação confirmada, muitos florestanos respiram aliviados: a expectativa é de que, após anos de sofrimento com torneiras secas, o problema do abastecimento esteja finalmente perto do fim.

Confira os detalhes dessa e outras obras em Floresta-PE através do aplicativo Trombone Cidadão! Clique aqui para baixar!

Via Blog do Elvis