O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, visitou, no dia 14 de agosto, o municípios de Floresta, em Pernambuco, para vistoriar o local onde será instalada a Bioindústria de Tilápia com Resíduo Zero, projeto apoiado pelo MPA, que une pesquisa e inovação para o aproveitamento integral do pescado produzido em tanques-rede. A proposta prevê a transformação da tilápia e de seus resíduos em filés, colágeno, óleo de peixe, hidrolisados proteicos e ração animal — produtos de alto valor agregado que atendem às exigências dos mercados nacional e internacional.
Floresta foi escolhida por sua localização estratégica na Região de Desenvolvimento de Itaparica, às margens do Lago de Itaparica e do Rio São Francisco, próxima a polos produtores como Petrolândia, Jatobá e Itacuruba. Essa proximidade garante matéria-prima de qualidade, reduz custos logísticos e fortalece a cadeia produtiva, beneficiando pequenos e médios produtores e incentivando práticas de manejo sustentável.
Bioindústria de Tilápia com Resíduo Zero – Floresta (PE)
“Projetos como este mostram que é possível unir produtividade, inovação e responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que incentivam a economia por meio da geração de produtos de alto valor agregado”, destacou o ministro André de Paula.
"Realizamos a visita técnica ao local onde será construída a bioindústria de pescado com resíduo zero, uma iniciativa do Ministério da Pesca que vai colocar o nosso município no mapa da inovação e da sustentabilidade. Um projeto que respeita o meio ambiente, porque nada será desperdiçado, e que fortalece a economia local, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a nossa gente. Essa é a política que acreditamos e praticamos: trazer investimentos, cuidar das pessoas e do nosso território. O futuro que sonhamos está chegando… e ele já começou!" disse a prefeita Rorró Maniçoba nas redes sociais.
ABATEDOURO - A Bioindústria de Tilápia com Resíduo Zero será instalada ao lado do terreno onde deveria ter sido construído o abatedouro de caprinos e ovinos de Floresta. Apesar da prefeitura ter dado ordem de serviço para a obra há um ano atrás nenhum tijolo foi colocado na obra até agora. Essa foi a segunda vez que a obra recebe ordem de serviço, visto que a primeira foi na gestão do ex-prefeito Ricardo Ferraz, mas também não avançou.
Relembre aqui:
Assinada ordem de serviço para construção de abatedouro em Floresta, PE
FLORESTA PODE PERDER RECURSO PRO ABATEDOURO - Atrasos na construção de um abatedouro podem levar a perca de recursos do Governo Federal em Floresta, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações apuradas pela redação do Blog do Elvis junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Codevasf, o prazo para execução da obra está perto do fim. Um termo aditivo assinado pela prefeita Rorró Maniçoba autorizou a prorrogação do prazo para março de 2026. O problema é que até agora abra sequer foi iniciada e nem tem previsão por parte da prefeitura ou construtora responsável.
Via Blog do Elvis/Com informações do Ministério da Pesca e Aquicultura