Ronda Policial Violência
Homens armados rendem funcionários da Compesa e roubam equipamentos em Floresta, PE
Foram levados aproximadamente 450 metros de cabo elétrico
02/06/2024 08h55 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: Vila Bela Online

Na tarde da última sexta-feira (31), às 17h00, ocorreu um roubo com restrição de liberdade na Zona Rural de Floresta, Pernambuco, envolvendo as Estações Elevatórias 02 e 03 da COMPESA.

Segundo relatos, vários homens armados e encapuzados renderam funcionários das estações e começaram a subtrair a fiação elétrica. Os criminosos chegaram em carros de passeio, arrombaram o acesso às estações, renderam os funcionários e, sob a mira de armas de fogo, os obrigaram a ajudar na retirada dos cabos de alta tensão.

Na Estação 02, localizada próxima ao Trevo, sentido Ibimirim, foram levados aproximadamente 450 metros de cabo elétrico. Na Estação 03, no distrito de Nazaré do Pico, foram subtraídos cerca de 550 metros de cabo.

Continua após a publicidade

Não há informações sobre as características dos suspeitos.

Confira a nota da Compesa na íntegra:

A Compesa informa que nesta madrugada, (01), as estações elevatórias 2 e 3 (sistemas de bombeamento),  localizadas no município de Floresta, foram alvo de bandidos armados que renderam os operadores e  furtaram equipamentos, além de cabeamentos elétricos. As unidades fazem parte do Sistema Adutor do Pajeú.

A Companhia está fazendo o levantamento dos danos à unidade para providenciar a  reposição dos itens decorrentes da ação criminosa, que interrompeu o fornecimento de água dos  seguintes bairros de Serra Talhada: Vila Bela, Alto Bom Jesus, ABBB (Parte Baixa), Várzea e Centro da cidade. Também foram afetados  os distritos de Canaã (Triunfo) e  Carqueja (distrito de Floresta).

A previsão é que o abastecimento seja restabelecido em sete dias. Esse período é necessário para substituição de todo material furtado e ajustes internos nas unidades para pleno funcionamento. 

Diante da grande incidência de furtos em sistemas de  abastecimento de água, a  Compesa estruturou, desde dezembro de 2023, uma  política dirigida ao combate a essas investidas criminosas. A Companhia investirá R$ 30 milhões no monitoramento de 200 unidades estratégicas, que vêm sendo alvo de furtos, com instalação de câmeras, alarmes e um centro de monitoramento e controle que funcionará 24 horas. Outra iniciativa da empresa é a  substituição de fios de cobre por material em alumínio, que tem menor valor comercial.Além dessas  ações, a Compesa tem envidado esforços para combater esses furtos, inclusive em conjunto a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Civil para a definição de estratégias, como ações de campo e uso de inteligência no combate às quadrilhas organizadas.