Geral Geral
Morre bebê da mulher que faleceu após cair de maca de maternidade no Recife, diz conselheiro tutelar
Morre bebê da mulher que faleceu após cair de maca de maternidade no Recife, diz conselheiro tutelar
12/05/2023 08h48 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Foto: Reprodução

Recém-nascida teve falta de oxigênio após cesariana de emergência e estava intubada.

Morreu nesta quinta (11) a bebê filha da mulher que faleceu após cair da maca numa maternidade no Recife. A recém-nascida estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Continua após a publicidade

A informação foi repassada ao g1 pelo conselheiro tutelar que acompanha o caso, Adriano Nascimento. Ele informou que, segundo o setor de Serviço Social da unidade hospitalar, a menina chegou ao local debilitada.

"A assistente social disse que a menina chegou com uma 'pré-morte', mas ela já veio debilitada da maternidade", falou.

De acordo com a Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, Zona Norte da capital pernambucana, por causa do desfalecimento da mãe, a bebê teve falta de oxigênio e, por isso, precisou ser intubada e estava em estado grave.

O g1 tentou entrar em contato com o Hospital Memorial Guararapes, mas, até a publicação da matéria, não obteve retorno.

Em nota enviada na tarde desta quinta (11), a Maternidade Professor Barros Lima lamentou o falecimento da recém-nascida, na UTI Neonatal do Hospital Guararapes.

"A Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima e seus profissionais lamentam profundamente o falecimento da recém-nascida Brenda, às 7h49 da manhã de hoje (11), na UTI Neonatal do Hospital Guararapes", diz o início do texto.

Entenda o que aconteceu

Na segunda-feira (10), Raquel Pedro da Silva, mãe da bebê, deu entrada na maternidade;

Com 41 semanas de gestação, ela estava acompanhada do marido, Breno Pereira;

Segundo Breno, durante a madrugada da quarta-feira (10), ela começou a sentir dores e pediu para ele chamar a equipe médica;

Enquanto ele estava chamando ajuda médica, ela caiu da maca e sofreu traumatismo craniano;

Segundo a maternidade, com a queda, a ocorrência do trauma gerou a necessidade de fazer a cesariana de urgência;

Raquel faleceu por volta das 5h, pouco tempo após finalizarem o parto;

Intubada, a recém-nascida foi transferida para a UTI neonatal do Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife;

A família de Raquel denuncia falta de proteção lateral na cama; já o hospital afirma que a maca que ela estava tinha proteção lateral.

A Polícia Civil investiga o caso como "morte a esclarecer".

Via g1 Pernambuco.