Nota de esclarecimento sobre caso de sarampo no Hospital Coronel Álvaro Ferraz em Floresta, PE

Mediante a circulação de informações falsas sobre a confirmação do caso de sarampo envolvendo paciente internado no Hospital Coronel Álvaro Ferraz, a Prefeitura Municipal de Floresta, sob a gestão do prefeito Ricardo Ferraz, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programa Municipal de Imunização, esclarece que, ao contrário do divulgado, não há caso confirmado dessa doença em Floresta. O exame evidencia isso. Apesar dos sinais e sintomas terem gerado suspeita, o exame laboratorial mostra que paciente com memória imunológica para a doença, ou seja, imunizado, não está com sarampo.

A SMS informa que a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é disponibilizada durante todo ano à população nas Unidades de Saúde.

A recomendação é que as crianças devem tomar uma dose da Vacina Tríplice Viral aos 12 meses de idade e reforço aos 15 meses, no entanto a partir de seis meses a vacina já pode ser tomada. Já a pessoa com idade entre 1 a 29 anos, se nunca tiver se vacinado, deve tomar duas doses; entre 30 e 49 anos, tomar uma dose e maior de 50 anos não deve tomar esta vacina. Os profissionais de saúde, independente da idade, administrar duas doses, conforme situação vacinal encontrada.

Solicitamos o apoio e empenho da população para a manutenção das ações de vigilância e prevenção, em especial a atualização da caderneta de vacinação das crianças com idade de 12 e 15 meses de idade. É importante esclarecer que a pessoa que já tomou duas doses da vacina, não precisa mais tomá-la.

Prefeitura Municipal de Floresta.
Com o povo, construindo um novo tempo.
Prefeito, Ricardo Ferraz.

Artigos relacionados

Deixe um comentário