Noronha volta a confirmar casos do novo coronavírus quase um mês depois de zerar ocorrências

Foram confirmados dois novos casos, segundo boletim desta quarta-feira (3). Com isso, o arquipélago passou a ter 30 registros de pacientes com a Covid-19.

Dois novos casos do novo coronavírus foram confirmados em Fernando de Noronha, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). As novas confirmações foram divulgadas nesta quarta-feira (3), quase um mês depois de todos os 28 pacientes que tiveram a Covid-19 serem considerados curados. Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, os dois novos casos estão ativos, o que significa que os pacientes ainda estão com o vírus no organismo.

A Administração de Fernando de Noronha informou que os pacientes são uma mulher de 56 anos e um homem de 50. Os dois estão assintomáticos e estão em isolamento domiciliar, cumprindo quarentena.

Outras 18 pessoas, que tiveram contato com os pacientes que testaram positivo, também estão isoladas e farão exames para detectar a doença. Com os dois novos registros, há 30 casos confirmados na ilha.

“Os pacientes estão devidamente isolados. Estamos fazendo um inquérito sorológico, fazendo testagem em Noronha e detectamos dois casos ativos, que estão sendo debelados pela nossa vigilância em saúde da ilha, com apoio da administração e de alguns pesquisadores”, declarou André Longo.

Desde o dia 22 de maio, Noronha começou a fazer testagens regulares na ilha, no âmbito de um estudo epidemiológico para avaliar a circulação do vírus na ilha.

Foi esse estudo que fez com que fossem detectados esses dois novos casos. O mesmo trabalho orientou a reabertura de Noronha, em maio, já que, em quarentena, os moradores só poderiam sair para atividades essenciais.

Na primeira etapa do estudo epidemiológico, 455 amostras de voluntários foram enviadas ao Recife para exame. Serão, ao todo, 900 moradores pesquisados, entre adultos e crianças, escolhidos de forma aleatória.

Os que aceitam ser voluntários respondem a um questionário, fornecendo dados socioeconômicos, clínicos e hábitos de prevenção à Covid-19. Eles passam por exames por um ano.

Diminuição de casos no estado

Na coletiva desta quarta, André Longo afirmou, ainda, que houve uma diminuição considerável nos números de coronavírus no Grande Recife, por causa da quarentena que durou até o domingo (31), na capital e em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

“Observamos que, proporcionalmente, os números gerais de casos de Srag diminuíram proporcionalmente mais no Grande Recife, com a quarentena. As cinco cidades tinham cerca de 75% dos casos do estado e, atualmente, esse número regrediu para 64%”, declarou Longo.

Ele disse, ainda, que a fila de espera por um leito de UTI diminuiu consideravelmente. Antes, o estado chegou a ter 300 pessoas aguardando por tratamento intensivo.

“Estamos com uma fila inferior a 50 pessoas, com rotatividade dos leitos muito maior. Mas consideramos importante, também, o número de solicitações de internamentos e a nossa capacidade de resposta dessas solicitações, que tem aumentado consideravelmente”, disse.

Atualmente, segundo o governo, há 1.539 leitos abertos para pacientes com a Covid-19. Do total, 684 são de Terapia Intensiva e 855 são de enfermaria. Os leitos estão distribuídos por 19 cidades, sendo 13 no interior do estado. A taxa global de ocupação estava em 79% nesta quarta, segundo o boletim.

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário