Na TV, Lula busca religiosos; Bolsonaro critica institutos de pesquisa

Em programa eleitoral, presidenciáveis também exploraram eleitorado feminino e agradeceram os votos recebidos no primeiro turno

No primeiro horário eleitoral gratuito exibido na TV após o primeiro turno, os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) investiram seus dez minutos de inserção para agradecer os votos do último domingo (2/10) e destacar apoios recebidos ao longo da semana.

O ex-presidente Lula direcionou parte do tempo para buscar votos dos religiosos, citando a Lei da Liberdade Religiosa, sancionada durante seu governo, e a criação do Dia do Evangélico e da Marcha para Jesus. Assim como na propaganda do rádio, Lula ressaltou o apoio de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

O petista ainda explorou a rejeição do adversário entre mulheres com trechos de vídeos em que o atual mandatário xinga e ataca repórteres e a deputada federal Maria do Rosário (PT). “Com as mulheres, Bolsonaro é agressivo. Mas com o Centrão, ele é Tchutchuca”, diz a narradora.

Candidato à reeleição, Bolsonaro também foi atrás do eleitorado feminino, destacando as aliadas eleitas com grande número de votos. “As mulheres mais votadas no país são mulheres que apoiam Bolsonaro. Quem mais elegeu deputados negros foram os partidos ligados a Bolsonaro”, ressalta a peça.

Bolsonaro também pontuou a proposta de implementar creches noturnas para as mulheres trabalharem, além de reforçar números da economia. Além disso, ele enfatizou os apoios dos governadores eleitos em primeiro turno, Romeu Zema (Novo), Cláudio Castro (PL) e Ibaneis Rocha (MDB) e Ratinho Jr. (PSD).

Em outro trecho do vídeo, o atual presidente critica os institutos de pesquisa, que indicaram grande discrepância entre as sondagens e o resultado do primeiro turno. “Os institutos de pesquisa erraram feio e fizeram tanta gente acreditar que o Bolsonaro não ia ser eleito? Sabe porque, né? É que a mamata acabou!”

Propagandas eleitorais

As inserções para o segundo turno das eleições começaram a ser veiculadas nesta sexta-feira (7/10), às 7h nas rádios, e às 13h na TV.

As emissoras reservarão 10 minutos diários, de segunda a sábado, para propagandas eleitorais, além de 25 minutos para cada cargo em disputa e veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação.

No segundo turno, o tempo é dividido igualmente entre os candidatos. Conforme prevê a Resolução TSE nº 23.610/2019, a propaganda para presidente da República será veiculada na televisão, de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Via Metrópoles.

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