Mulheres passam a contar com ‘botão do pânico’ para denunciar e pedir ajuda em casos de violência doméstica em Ipojuca

Com o equipamento, lançado nesta terça (28), as vítimas podem acionar uma central de monitoramento e equipes da Guarda Municipal.

Um novo instrumento de prevenção a casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres foi lançado, nesta terça (28), em Ipojuca, no Grande Recife. Com o “botão do pânico”, será possível fazer a denúncia e acionar uma central de monitoramento da prefeitura e equipes da Guarda Municipal.

O equipamento conta com um sistema de localização por GPS e tem capacidade para gravar a conversa ambiente. Isso pode ser usado, segundo a prefeitura, como prova judicial.

Ainda de acordo com a administração municipal, podem fazer a solicitação para receber o “botão do pânico” as mulheres que são resguardadas por medida protetiva judicial.

Elas também devem passar por uma avaliação psicológica feita pela equipe da Secretaria Especial da Mulher e Patrulha Maria da Penha de Ipojuca.

Aquelas que já têm medida protetiva serão encaminhadas pelas varas para procurar a Secretaria da Mulher e, se e passarem na avaliação psicológica, receberão o botão“, disse o município, em comunicado.

Por meio de nota, a prefeita Célia Sales afirmou que “o botão representa mais um avanço da rede de proteção com o objetivo de salvar vidas”.

A gestora participou da solenidade, com a vice-prefeita Patrícia Alves e outros secretários e autoridades.

Também pode meio de nota, a secretária da Mulher de Ipojuca, Lucélia Nunes, afirmou que a meta é garantir a proteção mais rápida para a vítima de violência doméstica.

Ao acionar o equipamento, a mulher conseguirá contato com a equipe da Guarda Municipal que estiver mais perto do local onde ela se encontra.

O delegado Abraão Didier informou, em nota, que, entre janeiro e esta terça-feira, Ipojuca não registrou nenhum caso de feminicídio, quando a mulher é morta por uma questão de gênero.

Em agosto de 2016, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, lançou o projeto do “botão do pânico”. No município, as primeiras mulheres beneficiadas com a iniciativa foram escolhidas pela Justiça.

Estatísticas

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), em agosto de 2021, os números de violência doméstica e familiar contra mulheres em todo o estado tiveram aumento de 0,76% em relação com o mesmo período de 2020.

De acordo com a SDS, foram registrados 26.898 casos de violência contra a mulher no acumulado de 2021, contra 26.695 casos no ano anterior.

Apesar do aumento, o número de registros no mês de agosto teve queda de 7,5% em comparação ao oitavo mês do ano anterior.

Em relação a notificações de estupro, o estado informou que os registros tiveram recuo no número mensal. Em agosto deste ano, 140 vítimas procuraram a Polícia Civil para realizar um boletim sobre a violência.

Em 2020, o número de pessoas violentadas no oitavo mês do ano foi de 236. A comparação representou uma diminuição de 40,6%.

No acumulado do ano, o estado registrou diminuição de 6,7% em relação ao ano anterior, com registro de 1.541 e 1.652 casos, em 2021 e 2020 consecutivamente.

No que diz respeito ao número de Feminicídio, Pernambuco registrou a mesma quantidade de casos em agosto deste ano e em agosto do ano passado, com cinco vítimas.

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados