Morre “Maior Mangueira do Mundo” no Sertão de Pernambuco

Localizada na comunidade Brejo do Gama, zona rural do município de Mirandiba, no Sertão de Pernambuco, a “Maior Mangueira do Mundo” morreu neste último mês de outubro. Moradores e proprietários deste bem natural alertaram para esta possibilidade meses atrás aos órgãos públicos competentes. Apesar disso, nenhuma providência foi tomada.

morre maior mangueira do mundo em mirandiba no sertao de pernambuco (3)
Folhas e galhos secos foi tudo o que restou da famosa “Maior Mangueira do Mundo” no Sertão pernambucano

De acordo com pesquisadores, a árvore tem aproximadamente 400 anos e carrega na sua formação a história de indígenas que sobrevivem até hoje naquela região. A planta é conhecida por ter a maior altura e diâmetro de todo o planeta. Esta raridade teria até sido registrada no Guinness Book (O Livro dos Recordes). Não se sabe ao certo como ou quem teria plantado a mangueira centenária.

maior mangueira do mundo em mirandiba-pe (1)
Foto registrada em agosto deste ano, quando parte da mangueira já havia “secado”.

Com mais de 11 metros de diâmetro, a árvore era tombada pelo poder público municipal. Mesmo assim, estava completamente abandonada. A praça construída há décadas continua em ruínas.

maior mangueira do mundo em mirandiba-pe (17)
Cupim é uma das possíveis causas para a morte da árvore centenária.
Vários “pés de manga” ao redor já morreram e outras estão secando. Este último fato é o que mais preocupa a comunidade. Cupim e até uma espécie de cascudo são alguns dos fatores que podem ter feito desaparecer esse patrimônio natural. Folhas secas e galhos quebrados estão amontoados no local. Nem ao menos uma limpeza foi feita até agora.

A Prefeitura Municipal de Mirandiba e o Governo do Estado de Pernambuco ainda não se posicionaram sobre a morte da árvore. O assunto gerou repercussão na região após uma reportagem de uma rede de televisão.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Há uma praga no sertão de Pernambuco e Paraíba que está dizimando todas as mangueiras. Conheço cidades lá que já não tem mais mangueiras. Lembro-me quando eu era criança e fui lá, havia mangueira por todo lado. Esta praga ataca um galho deixando-o seco, depois vai para outro galho e quando se vê ao final, toda mangueira fica seca. É de dar dó ver a devastação.

  2. Na verdade ela está morrendo há mais de 20 anos. Mais o menos nessa época fui visita-la e já me informaram que ela estava morrendo aos poucos, já não dava mais mangas. Isso é muito triste

Deixe um comentário