Moradores do RS coletam água da chuva escura; fenômeno pode ter relação com queimadas no Pantanal, diz meteorologista

Para Cátia Valente, da Somar Meteorologia, cor da água pode ter relação com a fumaça que vem do Centro-Oeste do país. Segundo moradores, apesar de estar turva, água não tem cheiro.

Moradores de São Francisco de Assis, na Região Central do Rio Grande do Sul, coletaram água da chuva com coloração escura, na madrugada deste domingo (13). Ivete de David informou à RBS TV que usa a água para limpar o jardim, mas a coleta desta vez chamou atenção. Foram três baldes de água turva que, apesar da cor, não tem cheiro.

“Faz uns quatro dias que o céu esta nublado, uma cor escura, dessa fumaça. Teve chuva ontem e eu coletei, estava um pouco suja, daí joguei fora e hoje [domingo] veio essa água ainda mais escura”, diz Ivete.

De acordo com a Somar Meteorologia, a cor da água pode ter origem nas queimadas do Pantanal. Na sexta-feira (11), a fumaça que atingiu áreas do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul chegou ao Rio Grande do Sul.

“É natural termos essa mistura e quando tem muita fumaça, ela proporciona essa chuva escura. Os aerossóis, como as fuligem de fumaça, servem como núcleos de condensação para as nuvens de chuva. A chuva realmente lavou a atmosfera. E assim que parar de chover, pode voltar [a fumaça]”, explica a meteorologista Catia Valente.

Para o meteorologista e coordenador do Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (Gruma), Vagner Anabor, sem uma análise da água não se pode afirmar se a sujeira vem da fuligem das queimadas, mas há chances de que tenham relação.

“O vento de grande escala está soprando de leste e descendo para sul, em direção ao Rio Grande do Sul. Eles vão espalhando uma nuvem na atmosfera, que não é meteorológica, que deriva do fogo. (…) Quando essa fumaça vem sobre a nossa região, e entra na área de chuva, ela se combina com a umidade e com a chuva e ela é ‘lavada’. Isso chega em superfície realmente, e é levada pelas gotas”, explica.

Já o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Heller & Jung, em Taquara, Região Metropolitana de Porto Alegre, diz que o fenômeno é possível, mas seria necessária uma grande densidade de fumaça no ar.

Para uma análise precisa da água, ele explica que a coleta deveria ser feita em uma superfície não contaminada, em um ambiente sem sujeiras de telhado ou resíduos de veículos, por exemplo.

“Para analisar se as partículas de poeira podem ter ocasionado isso, precisaríamos de uma superfície descontaminada de qualquer resíduo”, explica Jung.

O fenômeno foi registrado por outros moradores do Centro da cidade, como Miro Stivanin, que também coletou a água escura.

“Coloquei [os baldes] ontem [sábado] de tarde para coletar e estão assim, a água toda escura”, conta Miro.

Água da chuva turva preocupou moradores do RS. — Foto: Ivete de David/Arquivo pessoal
Água da chuva turva preocupou moradores do RS. — Foto: Ivete de David/Arquivo pessoal

Via G1 Rio Grande do Sul

Artigos relacionados

Deixe um comentário