Ministério da Transparência suspende investigações da Lava Jato, diz jornal

A investigações sobre desvios praticados pela Engevix na Petrobras foi suspensa por dois anos pelo Ministério da Transparência, sob a justificativa de que a empreiteira propôs um acordo de leniência. De acordo com a Folha de S. Paulo, documentos do Tribunal de Contas da União (TCU), mostram que, enquanto as apurações ficaram paradas, a construtora, alvo da Lava Jato, não confessou ilícitos, não colaborou com a descoberta de novos crimes e as negociações fracassaram.

Ainda segundo a reportagem, a suspensão de investigações tem sido um padrão na Transparência. De acordo com a Folha, onze empresas suspeitas de corrupção, a maioria alvo da Lava Jato, tiveram processos administrativos de responsabilização (PARs) congelados para negociar colaborações, segundo dados da própria pasta. Porém, até agora, só uma, a UTC Engenharia, chegou a um termo com o governo.

Folha apurou que entre elas estão investigadas na Operação Lava Jato, como Engevix, Galvão Engenharia e a holandesa SBM.

Ainda segundo a reportagem, o TCU, que investiga os procedimentos do órgão, entende que a pausa não tem amparo legal e favorece indevidamente as empresas. O tribunal aponta que a conduta contribui para que as irregularidades prescrevam sem que haja a apuração adequada e ainda engorda o caixa das envolvidas, pois, enquanto não são punidas pelo governo, elas continuam aptas a fechar contratos públicos.

Via Jornal do Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário