Ministério da Saúde volta atrás e diz que 1º caso de coronavírus não ocorreu em janeiro

Caso de MG havia sido divulgado na quinta-feira como o primeiro do país; pasta diz agora que paciente foi atendida em março

Após informar que o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil havia ocorrido em janeiro, o Ministério da Saúde corrigiu a data e disse que o registro que estava em investigação ocorreu, na verdade, em 25 de março.

A mudança foi informada na tarde desta sexta-feira (3). Em nota, a pasta diz que foi comunicada pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais “sobre a conclusão das investigações do possível primeiro caso de Covid-19 no país”.

Segundo o ministério, a data de início dos sintomas foi alterada de 23 de janeiro de 2020 para 25 de março de 2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados, informa.

Com isso, a primeira confirmação da Covid-19 no país continua até o momento em 26 de fevereiro, de um paciente atendido em São Paulo e que apresentou sintomas após voltar de uma viagem à Itália.

A informação de que havia um primeiro caso em janeiro havia sido divulgada na quinta (2). De acordo com o ministério, o registro era de uma mulher de 76 anos, de Minas Gerais, e que morreu em decorrência do vírus. O caso teria sido analisado em investigação retrospectiva dos casos.

Questionada sobre a mudança nas datas, a secretaria de Minas Gerais informou que houve erro no cadastro da paciente. Ela foi internada em 27 de março e morreu no dia 1º de abril. Segundo a secretaria, a notificação é feita por municípios e hospitais, e cadastrada em plataforma nacional.

Via Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário