Ministério da Saúde confirma terceiro caso de coronavírus no Brasil

Paciente é um colombiano de 46 anos que esteve na Itália. Ele está em isolamento em casa, em SP. Outro caso suspeito teve a primeira confirmação e aguarda a contraprova.

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (4), o terceiro caso do novo coronavírus no Brasil, todos em São Paulo. O paciente é um administrador de empresas colombiano de 46 anos.

No dia 9 de fevereiro, ele viajou para a Espanha, depois Itália, Áustria, Alemanha e, no dia 29, retornou para o Brasil, desembarcando em São Paulo. Nesta quarta-feira, com tosse, coriza, dor de garganta, ele foi ao Hospital Albert Einstein, que confirmou o diagnóstico do novo coronavírus. Ele está em isolamento domiciliar. Todas as pessoas que tiveram contato com ele, incluindo nos voos, estão sendo procuradas para um acompanhamento.

Um outro caso suspeito já teve a primeira confirmação de um laboratório particular. O Instituto Adolfo Lutz aguarda o resultado da contraprova. É uma adolescente de 13 anos, também de São Paulo, que viajou para Lisboa e, depois, foi de trem para a Itália.

Lá, ela fez uma cirurgia por causa de uma lesão num ligamento. Retornou a São Paulo e, mesmo sem apresentar sintomas, procurou um hospital para exames. Um caso fora da curva, segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Ela está fora de qualquer recomendação. Uma paciente que não tem coriza, não tem febre, não tem tosse, não tem nada, mas, pelo fato de ter vindo e ter passado por um hospital, por internação hospitalar, passado por procedimentos, eu imagino que isso motivou que ela fizesse o teste, mesmo estando assintomática”, afirmou.

O número de casos suspeitos subiu para 531. A maioria deles em São Paulo (136), Rio Grande do Sul (98), Minas Gerais (82) e Rio de Janeiro (55); 315 casos foram descartados.

Via G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário