Minha Casa Minha Vida vira cemitério de sonhos no Sertão de Pernambuco

O sonho da casa própria está cada vez mais distante para a dona Maria Aparecida* e sua família. Ela mora de aluguel numa pequena cidade chamada Floresta, no Sertão de Pernambuco. Apesar de ser beneficiária do Programa Minha Casa Minha Vida ela diz ter perdido as esperanças em conseguir um “cantinho para chamar de seu”.

IMG_9748
120 famílias aguardam a construção de casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida. 

A obra avaliada em aproximadamente R$ 2 milhões está abandonada há anos. O pior é que invasores destruíram boa parte das casas que estavam em construção. Até agora a construtora responsável pela obra não retomou os serviços. Não existe previsão de conclusão das 120 residências que já deviam estar prontas. Sem auxílio aluguel as famílias que aguardam pelas moradias em Floresta, PE, sofrem para conseguir pagar as contas em dia.

IMG_9723
As primeiras casas construídas pela RG Empreendimentos foram invadidas e danificadas em Floresta.

A empresa contratada para construir as casas é a RG Empreendimentos. A sede da construtora fica em Natal, no Rio Grande do Norte. Mas no endereço informado à Receita Federal funciona uma Lan house e papelaria, conforme foto abaixo disponibilizada no Google Street View:

RG Empreendimentos Rua Acu, 569, Natal, Rio Grande do Norte

Um dado interessante é a RG Empreendimentos foi aberta no mesmo ano em que a construção das casas em Floresta-PE iniciou. O capital inicial de abertura da firma era de apenas R$ 20 mil. O Blog do Elvis tentou entrar em contato com o proprietário da empresa por telefone, mas nenhuma das ligações foram atendidas.

IMG_9728
Portas, janelas, vasos sanitários, pias e até a fiação elétrica foram furtados das casas em Floresta, PE.

IMG_9755
Das 120 casas que serão construídas em Floresta, só 24 estão em condições de receber novos moradores.

SUPOSTAS IRREGULARIDADES – A RG Empreendimentos também já foi investigada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O inquérito civil teve o objetivo de apurar possíveis irregularidades na execução do Programa Minha Casa Minha Vida em Rio Formoso, na Zona da Mata de Pernambuco. A denúncia foi apurada em 2012. Tanto a prefeitura de Rio Formoso quanto a construtora não estariam cumprindo obrigações trabalhistas dos funcionários da obra do programa habitacional.

*O nome da entrevistada foi alterado para preservar sua segurança.

Artigos relacionados

Deixe um comentário