Milhares de vacinas falsas da Covid-19 são confiscadas na China e África do Sul

As polícias da China e da África do Sul apreenderam milhares de doses de vacinas falsas contra a Covid-19, segundo informou nesta quarta-feira (3) a organização internacional Interpol, que considera que são apenas “a ponta do iceberg”. 

A organização com sede na cidade francesa de Lyon afirmou que 400 frascos foram confiscados, o equivalente a 2.400 doses, em um armazém nos arredores de Joanesburgo (nordeste da África do Sul) onde também foram encontradas máscaras falsas e três cidadãos chineses e um de Zâmbia foram presos.  

Na China, a polícia desarticulou uma rede de venda de vacinas falsas contra a Covid-19 em uma investigação em conjunto com a Interpol
A Interpol informou que 80 pessoas foram presas e que mais de 3.000 vacinas falsas foram apreendidas. “Apesar desta apreensão, é apenas a ponta do iceberg do tráfico de vacinas falsas contra o coronavírus”, afirmou o Secretário Geral da Interpol, Jürgen Stock. 

A Interpol também alertou que, até o momento, nenhuma vacina autorizada está à venda na internet. “Qualquer vacina anunciada na internet ou na chamada ‘dark web’, não é legal, não foi analisada e pode ser perigosa”. 

Stock alertou em dezembro, durante uma entrevista ao jornal alemão WirtschaftsWoche, sobre o aumento dos crimes relacionados à distribuição de vacinas, com roubos em locais de armazenamento e ataques a cargas de vacinas. 

Via Diário de Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário