Métodos contraceptivos em crianças gera polêmica em Palmares, PE

Na cidade de Palmares, Zona da Mata, um projeto de lei de autoria do vereador Toinho Enfermeiro (PSL) tem causado celeuma no município. O projeto propõe a criação de um programa municipal com métodos contraceptivos para evitar gravidez precoce, em crianças e adolescentes.

A Câmara aprovou, na última terça-feira (17), um requerimento verbal do parlamentar, solicitando do prefeito José Bartolomeu de Almeida Melo Júnior (PP) a aprovação da matéria. Com isso, grupos de Mulheres e órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente fizeram um protesto pacífico em frente à Câmara dos Vereadores.

Os manifestantes discordam do projeto e repudiaram as falas do vereador Toinho, que citou o caso de uma criança de 11 anos, e sugeriu a implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU) nas mulheres dessa faixa etária.

O Sindicato dos Servidores Públicos de Palmares (Sinsempal) e a Escola de Belas Artes também apoiaram o ato de protesto. A presidente do Conselho Tutelar, Fabiana Wanderley, usou a tribuna da Câmara para falar aos vereadores sobre as políticas de proteção e defesa dos Direitos da Criança e dos Adolescentes que já existem e criticou a propositura dos parlamentares. O projeto seguiu para análise dos vereadores e ainda será colocado para votação, caso a pressão popular não intimide. 

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados