Metade das cidades pernambucanas não cumpre Lei da Transparência

Aproximadamente da metade dos municípios Pernambucanos, boa parte no Sertão no Sertão, ainda não cumpre a Lei da Transparência. Os dados são de um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

O que deveria ser uma coisa normal, é tratado como algo sem importância. Sabe aquela prestação de contas que todo caixa deve fazer ao final do dia no comércio? Pois é. Com o dinheiro público também deveria existir algo parecido. Mas, infelizmente não é assim que as coisas funcionam. E é exatamente nessa “falha” que os políticos corruptos se aproveitam.

Os números do descaso

A pesquisa aponta que 47% das cidades não divulgaram o quanto gastaram em 2014. Outros 10% só publicaram parte das informações e 4% sequer disponibiliza um site na internet. Como punição, o município que descumpre a Lei, pode ter as contas rejeitadas, ficar impossibilitado de assinar convênios e receber transferências voluntárias dos governos estadual e federal.

Pelo menos 101 municípios pernambucanos deverão receber uma “Alerta de Responsabilização” para que cumpram a Lei. Será um dia as promessas de combate à corrupção vão sair do papel?

Lei da transparência? Não vi por aqui…

O texto sancionado em 2009 pelo Presidente Lula, obriga a União, os estados e os municípios a divulgar seus gastos na Internet em tempo real. Por que será que isso não acontece na prática?

impunidade e corrupcao basta
Foto: Vem pra Rua/Facebook/Reprodução

A resposta vem com outra pergunta: Milhões de pessoas foram às ruas nos últimos meses contra a corrupção. Mas, quantos desses cidadãos cobram clareza com os gastos do governo?

Compare a evolução da transparência em Pernambuco nos anos de 2013 e 2014:

Artigos relacionados

Deixe um comentário