Mesmo de lados opostos, políticos devem ter um interesse em comum: ajudar o povo

A polêmica sobre as ambulâncias em Floresta-PE

O papel da oposição é claro: fiscalizar o poder público, as ações dos governantes, atuar como agente capaz de aperfeiçoar proposições de governo, ouvir as demandas e insatisfações do povo e, de certa forma, ajudar a administração a errar menos e gerir melhor o dinheiro público.

Durante as últimas semanas, a população florestana foi bombardeada por informações acerca de uma emenda do deputado estadual Rodrigo Novaes. Segundo Rodrigo, o recurso público dependia do envio de documentos por parte da Prefeitura Municipal para que a compra de quatro ambulâncias pudesse ser realizada.

O parlamentar usou as redes sociais e até um outdoor para criticar o prefeito Ricardo Ferraz com a frase: “Coloquei recursos para a aquisição de 4 ambulâncias para Floresta, mas o prefeito não quer ajudar o povo”.

Neste sábado (5) a Prefeitura de Floresta emitiu uma nota alegando que não havia recebido a solicitação de tais documentos oficialmente e que após o ocorrido providenciou e entregou a “papelada” com mais de um mês de antecedência do prazo estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Antes da Prefeitura receber o ofício constando todas as informações para o encaminhamento do processo, já havia outro ofício informando a não entrega dos mesmos”, diz a nota publicada pela assessoria de imprensa no Facebook.


O Secretário Municipal de Saúde – Aureliano Gonçalves Filho, foi ao Recife no dia 3 de maio de 2018, data em que protocolou, pessoalmente, a entrega dos documentos ao Secretário Estadual de Saúde.

Durante este período de tempo acompanhei o assunto à distância, mas preocupado com o nível de política que o Brasil e em especial Floresta está chegando. Não vou ocupar o tempo dos meus leitores justificando quem está certo ou errado (Quem desejar pode deixar seu comentário abaixo do post). Só acho que precisamos de menos palavras e mais ações dos grupos políticos da cidade. Peço aos gestores políticos que cumpram seu papel e deixem de “picuinhas”. Pronto, falei.

Por Elvis Lima
Jornalista

Leia a nota de Rodrigo Novaes na íntegra (20/04/18):

Agora há pouco estive andando nas ruas de Floresta. Fui visitar amigos, pessoas que gosto.
Vi as dificuldades de sempre, a sujeira de nunca.
A força de nosso povo impressiona. Nada abate. A esperança continua a respirar. Segue viva no sorriso.
Desejo ver as famílias estruturadas, casas com condições dignas, emprego; desejo que as pessoas tenham condições de pagar suas contas, de levar o alimento, de cuidar de nossas crianças.
Como deputado consigo fazer algumas coisas, algumas ações; consigo principalmente dar voz a elas, ser solidário.
Serviços públicos de baixa qualidade, falta médicos, remédios; transporte, merenda. Não há plano de desenvolvimento, não há diálogo, não há perspectivas.
Não quero fazer a política do contra. Quero ser instrumento para mudar essa realidade, juntando quem queira ver nosso povo vivendo melhor.
Essa semana fui informado pela secretaria de saúde do estado que o poder municipal não havia apresentado ainda os documentos para receber 4 ambulâncias que coloquei através de emenda parlamentar.
É inacreditável. Mas esse é só um exemplo. Tantas vezes me coloquei à disposição, convidei a se aliar para pedirmos juntos os benefícios para nossa cidade.
Enquanto isso as coisas pioram, nosso povo sofre.
Vou compartilhar com o povo florestano sempre essas informações para darmos as mãos e exigirmos providências.
Tenho devoção por Floresta. Não é um caminho fácil, mas é preciso começar. Esse sentimento deve ser de quem ama Floresta, independente de cor partidária.

Leia nota da Prefeitura Municipal de Floresta (05/05/2018):

SOBRE AMBULÂNCIAS E O DESEJO DE “AJUDAR O POVO”

Existe um dito que reflete a sabedoria popular e pode ser citado aqui sem nenhum constrangimento: “A VERDADE TEM TRÊS LADOS – A MINHA VERDADE, A SUA VERDADE E A VERDADEIRA VERDADE”. Pretendemos, aqui, mostrar “a verdadeira verdade” sobre a ideia que foi veiculada de que o Prefeito Ricardo Ferraz recusou uma emenda parlamentar para aquisição de 4 ambulâncias. O intuito aqui não é, nem nunca será, denegrir ou desmerecer a ação de ninguém, mas apenas informar ao povo da nossa terra todo o caminhar do processo.

Começamos essa exposição mostrando uma sequência de datas que já nos conduzem a algumas conclusões:

18 de abril: o deputado é informado de que a Prefeitura não entregou a documentação; Em seguida, divulga o ofício e acusa o prefeito de não querer as ambulâncias;

20 de abril: só neste dia a Secretaria Estadual de Saúde emite ofício para a Prefeitura informando a existência dos recursos e solicita a documentação necessária;

UMA PEQUENA PAUSA: antes da Prefeitura receber o ofício constando todas as informações para o encaminhamento do processo, já havia outro ofício informando a não entrega dos mesmos.

24 de abril: a Prefeitura recebe o ofício da Secretaria Estadual e é informada do prazo para envio da documentação, que é até junho de 2018;

03 de maio: a documentação é entregue, com MAIS DE 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA, na Secretaria Estadual de Saúde.

Há alguma lógica nesta sequência? Como você pode ser cobrado por algo que não tinha, até então, sido oficializado?

VAMOS, ENTÃO, AOS FATOS AINDA MAIS DETALHADOS…

Como é de conhecimento público, foi amplamente divulgado nas redes sociais, pelo Deputado Rodrigo Novaes, o Ofício nº 173/2018, datado de 18/04/2018, emitido pelo Gabinete do Secretário Estadual de Saúde, informando ao nobre deputado que a Prefeitura de Floresta não tinha entregado a documentação necessária para a aquisição de 04 ambulâncias para Floresta, através da Emenda Parlamentar nº 232/2017, de autoria do referido deputado. Ao dito ofício, foi acrescentada uma séria avaliação sobre o Prefeito de Floresta, o qual é acusado de não QUERER “ajudar o povo.”

Até então, a Prefeitura Municipal de Floresta não havia recebido qualquer informação oficial, por parte do Governo do Estado ou do Gabinete do próprio deputado, sobre a referida emenda. Somente no dia 24 DE ABRIL DE 2018, o Gabinete do Prefeito recebeu o Ofício nº 380/2018 (datado de 20 de abril de 2018) do Secretário Estadual de saúde – José Iran da Costa Júnior, informando a existência da “Emenda Parlamentar nº 232/2017, de autoria do Deputado Rodrigo Novaes, no valor de 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), para aquisição de 04 (quatro) ambulâncias para o Município de Floresta”. No mesmo ofício era solicitado o envio, àquela secretaria, dos documentos necessários ao processo, mas não determinava prazo para isso. Assim, o Gabinete do Prefeito entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, que informou ser o prazo final para entrega da documentação em JUNHO DE 2018.

No dia 02 de maio de 2018 (portanto, dentro do prazo informado), foi finalizada a organização dos documentos listados no anexo do Ofício nº 380/2018 e, a pedido do Prefeito Ricardo Ferraz, o Secretário Municipal de Saúde – Aureliano Gonçalves Filho, foi a Recife no dia 03 DE MAIO DE 2018, data em que protocolou, pessoalmente, a entrega dos documentos ao Secretário Estadual de Saúde. Na ocasião, ocorreu uma conversa entre os dois secretários, esclarecendo-se os fatos que estavam ocorrendo no município sobre o assunto.

Com estes esclarecimentos, externamos nossa indignação diante de atos e informações que insistem em denegrir a imagem do Prefeito Municipal e reafirmamos o nosso desejo de AJUDAR O POVO. QUEREMOS, sim, continuar o nosso trabalho em benefício da comunidade florestana, abraçando tudo que represente a SOMA DE ESFORÇOS e o VERDADEIRO APOIO de que todo gestor público necessita.

Prefeitura Municipal de Floresta.

*Todos os documentos citados nesta nota estão disponíveis, na Prefeitura Municipal de Floresta, para qualquer cidadão que queira constatar a veracidade das informações.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário