Menino que teve coração perfurado por espeto deixa UTI em Pernambuco

O menino de 11 anos que teve o coração perfurado acidentalmente por um espeto de churrasco recebeu alta, na manhã desta segunda-feira (22), da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas permanece internado no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área Central do Recife.

As médicas Cláudia Albuquerque e Andrea Rolim divulgaram, nesta manhã, os detalhes da operação. O objeto cortante transfixou o coração do menino, mas a salvação dele foi que ninguém tentou tirar o espeto antes de chegar ao hospital.

Segundo a médica Cláudia Albuquerque, o menino está vivo porque o formato do espeto facilitou para que o músculo do coração conseguisse conter a hemorragia. A lesão, de toda forma, foi considerada grave. “Os cuidados, agora, são de profilaxia por conta da lesão. Não há sinais de infecção, mesmo o espeto estando enferrujado”, disse Cláudia Albuquerque.

Já Andrea Rolim elogiou a forma como o menino foi transferido. “Foi muito importante como tudo foi conduzido. O modo como o paciente foi transferido de Toritama para cá foi impecável. Ele estava estabilizado, com o espeto no lugar e conseguimos fazer uma cirurgia de maneira satisfatória. Os pais e a criança estavam tranquilos. O sucesso se deve a isso”, comemorou a médica.

Procedimento cirúrgico
Os médicos, em primeira avaliação, observaram que o espeto vibrava com os batimentos cardíacos. Isso apontava para uma lesão cardíaca. Foi feito um ecocardiograma e constatou que o objeto atravessou o coração. O objeto foi retirado por meio de incisão lateral.

“Como o espeto vibrava com os batimentos cardíacos, ou era lesão cardíaca ou estava muito próximo do coração. Rapidamente, constatamos que era uma lesão grave no órgão vital e vimos que precisava de uma cirurgia de imediato”, comentou Andrea Rolim. Ainda segundo ela, quando os médicos abriram o tórax viram a lesão cardíaca. “Ficou estabilizado, fizemos a sutura e depois que retiramos o espeto não houve sangramento importante”, finalizou.

Matéria relacionada: Menino tem corpo perfurado por espeto de churrasco em Toritama, PE

Via FolhaPE

Artigos relacionados

Deixe um comentário