Meghan acusa realeza de racismo e diz que pensou em suicídio

A mulher de Harry disse que pensou em se matar ao perceber que seu filho não teria os mesmos privilégios reais por conta de sua cor

Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, revelou que pensou em se matar enquanto estava grávida de Archie. Em entrevista divulgada neste domingo (7), a duquesa de Sussex disse que a família real britânica de racismo ao se recusar a dar o título de príncipe e proteção ao bebê por conta da cor de sua pele.

A atriz de 39 anos, cuja mãe é negra e o pai branco, disse que era ingênua antes de se casar com a realeza em 2018, mas que acabou tendo pensamentos suicidas e pensou em se machucar depois de implorar por ajuda ao Palácio, mas não obteve nenhuma.

Meghan disse que seu filho Archie, agora com um ano de idade, teve o título de príncipe negado porque havia preocupações dentro da família real sobre “como sua pele poderia ficar escura quando ele nascesse”.

“Isso foi passado para mim por Harry, essas foram as conversas que a família teve com ele”, contou Meghan.

Meghan se recusou a dizer quem expressou tais preocupações, assim como Harry. Ele disse que sua família os cortou financeiramente e que seu pai, o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, o decepcionou e se recusou a atender suas ligações em determinado momento.

Quase três anos desde seu casamento repleto de estrelas no Castelo de Windsor, Meghan descreveu alguns membros não identificados da casa real como brutais, mentirosos e culpados de comentários racistas.

Ela também acusou Kate, a esposa do irmão mais velho de seu marido, o príncipe William, de fazê-la chorar antes do casamento. Embora a família recebesse críticas abertas, nem Harry nem Meghan atacaram a rainha Elizabeth diretamente.

Ainda assim, Meghan disse que foi silenciada pela “empresa”- que Elizabeth dirige – e que seus pedidos de ajuda enquanto estava sofrendo com reportagens racistas e sua situação não foram ouvidos.

“Eu só não queria mais estar viva. E esse foi um pensamento constante muito claro, real e assustador. E eu me lembro de como ele (Harry) apenas me embalou”, disse Meghan, enxugando as lágrimas.

Príncipe Harry e Meghan Markle

‘Realmente decepcionado’

O anúncio de Harry e Meghan em janeiro de 2020, de que pretendiam se afastar de seus papéis reais, colocou a família em uma crise. No mês passado, o Palácio de Buckingham confirmou que a separação seria permanente, já que o casal busca construir uma vida independente nos Estados Unidos.

Harry, de 36 anos, disse que eles se afastaram dos deveres reais por falta de compreensão e que estava preocupado com a história se repetindo – uma referência à morte de sua mãe Diana, que foi morta em um acidente de 1997 enquanto seu carro fugia de perseguindo fotógrafos.

Questionado sobre o que sua mãe diria sobre os acontecimentos, ele respondeu: “Acho que ela ficaria muito zangada com a forma como isso aconteceu e muito triste”. Ele se sentiu “realmente decepcionado” com o pai.

Harry negou ter enganado a rainha Elizabeth, sua avó, com sua decisão de evitar a vida dentro da monarquia, mas disse que o príncipe Charles parou de atender suas ligações em um ponto.

“Tive três conversas com minha avó e duas com meu pai antes de ele parar de atender minhas ligações. E então ele disse, você pode colocar tudo isso por escrito?”

Os detratores dizem que o casal queria os holofotes, mas não estava disposto a viver com a atenção que isso atraiu. Para os apoiadores, seu tratamento mostra como uma instituição britânica desatualizada atacou uma mulher birracial moderna e independente.

Kate Middleton e Meghan Markle

Kate Middleton e Meghan Markle

Mentiras e lágrimas

Também houve alegações de intimidação contra Meghan, que apareceram no jornal The Times durante a preparação para a aparição do casal. O Palácio de Buckingham disse que investigaria as alegações, acrescentando que estava “muito preocupado”.

Meghan disse a Winfrey que as pessoas dentro da instituição real não apenas falharam em protegê-la contra alegações maliciosas, mas mentiram para proteger os outros.

“Foi apenas quando nos casamos e tudo começou a piorar de verdade que compreendi que não apenas não estava sendo protegida, mas que eles estavam dispostos a mentir para proteger outros membros da família”, disse Meghan.

Meghan negou uma reportagem de jornal que ela fez Kate, duquesa de Cambridge, chorar antes do casamento e disse que foi um ponto de viragem em suas relações com a mídia e o palácio.

“O inverso aconteceu”, disse Meghan. “Poucos dias antes do casamento, ela (Kate) estava chateada com alguma coisa referente a questão dos vestidos de florista, e isso me fez chorar. E realmente feriu meus sentimentos.”

Meghan, que disse que não foram pagos para a entrevista, admitiu que não tinha percebido com o que estava se casando quando se juntou à monarquia britânica e “entrou nisso ingenuamente”.

O casal também revelou que Meghan está grávida de uma menina.

Harry disse que Meghan o “salvou” de sua vida real aprisionada, mas ela tem outra visão. “Eu discordo, acho que ele salvou todos nós. Você tomou uma decisão que certamente salvou minha vida”, disse Meghan.

Reação da família real sobre a entrevista

O Palácio de Buckingham não fez comentários imediatos sobre a entrevista, que foi ao ar nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (8) na Grã-Bretanha.

A transmissão de duas horas foi a entrevista real mais esperada desde que a falecida mãe de Harry, a princesa Diana, compartilhou detalhes íntimos de seu casamento fracassado com Charles em 1995, prejudicando a reputação do herdeiro e a posição da família aos olhos do público britânico.

Via Portal R7

Artigos relacionados

Deixe um comentário