Marília que criar o Mais Médicos Pernambuco

A pré-candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (SD) defendeu a criação do Mais Médicos Pernambuco. O objetivo é financiar o curso de medicina para estudantes que querem, mas não têm condições de pagar a graduação em uma instituição de ensino privada. Para participar do Mais Médicos o estudante deve concordar em prestar serviços no interior do estado após a conclusão do curso.

A deputada federal tem se engajado com a agenda da saúde no estado através do apoio a enfermagem pernambucana e a defesa de pautas como a da distribuição gratuita de absorventes. A pré-candidata também prometeu a restauração de todos os Hospitais do interior e da região metropolitana, além da recuperação e ampliação dos serviços na UPAs e UPAEs. Marília fala sobre “descentralizar o acesso à saúde” em Pernambuco,  ao referir-se a serviços ainda muito concentrados na Região Metropolitana do Recife.

“É um absurdo uma pessoa ter que se deslocar centenas de quilômetros para ter atendimento, realizar um exame ou fazer um tratamento. No meu governo, vamos ter como prioridade a ampliação dos serviços de saúde no interior. É um compromisso. Não precisamos de um novo hospital na Região Metropolitana, precisamos reforçar o atendimento no interior”, garantiu.


De acordo com o Conselho de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE), até dezembro de 2020, as capitais e grandes centros ainda concentram a maior parte dos médicos brasileiros. Marília afirma que na Região Metropolitana do Recife há uma proporção de 1.460 habitantes por médico, enquanto no interior do Estado essa relação é de 3.768 pessoas por médico. 

Via Diário de Pernambuco.

Artigos relacionados