Manifestantes aguardam reunião com Paulo Câmara em Serra Talhada

Na manhã deste sábado (27), manifestantes índios e moradores da cidade de Floresta, Carnaubeira da Penha e Mirandiba, se reuniram na Praça de Lampião em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, na espera de reunião com o Governador Paulo Câmara, Secretário Estadual de Transportes Sebastião Oliveira e Secretário da Casa Civil Antônio Figueira. O grupo, formado por dez representantes, irão cobrar respostas pontuais para que a obra da rodovia PE-425 se torne uma realidade.

A obra ligada a Secretaria de Transportes de Pernambuco, comandada por Sebastião Oliveira, promete até dezembro de 2016 concluir os serviços e mesmo após vários adiamentos e paralisações, a pavimentação está parada, continuando com o mesmo valor de R$ 28 milhões.

Luiz 6
líder indígena Severino Pedro da Tribo Pakará de Carnaubeira da Penha. Foto: Robério Sá / Âncora.

O líder indígena Severino Pedro da tribo Pakará, relatou –  “A gente vive numa pista muito ruim, a li é bom pra todo mundo. A própria polícia quando chega, não pode passar, o carro quebra. Então, a gente pede pro governo que faça este esforço. Nós somos indígenas, mas nós somos do governo, nós votamos no governo”, destacou.

Na saúde e educação o líder discorreu a difícil situação que vive em Carnaubeira da Penha por falta desta obra – “Tendo uma rodovia vai ficar melhor para os carros da saúde que vão atender o índio. Os índios tem dificuldade de sair de lá doentes. Poderão subir até mesmo ambulâncias”, apontou. O líder reforçou que para reunião com o Governador, trouxeram uma série de apoio dos municípios da região para construção da pista.

Luiz 1
Manifestante Luíz Antônio da Silva Lopes  de Carnaubeira da Penha. Foto: Robério Sá / Âncora.

O manifestante Luíz Antônio da Silva Lopes, destacou – “A nossa situação em Carnaubeira da Penha, é que nós somos isolados do mundo.” Carnaubeira continua dependendo de Floresta, há 44 quilômetros. Segundo ele, os alunos sofrem com a falta de transporte e precisaram improvisar – “No transporte escolar foram adotados Geeps da toyta, pois só eles aguentam os buracos”.

“O próprio Sebastião Oliveira disse que tem orçamento para se fazer. Priorizando a estrada que dá acesso a Bernardo Vieira, a que dá acesso a Santa Rita, e deixou de priorizar a PE 425 que dá acesso ao CE, PE, PB, SE, AL. Não que a de Santa Rita não tenha importância, mas pela sua própria natureza, a PE-425 é importante”, finalizou  Luiz Antônio.

Fotos e texto: Robério Sá/ Âncora do Sertão

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário