Mais de 7,3 mil residências foram atingidas pelas inundações em Pernambuco

Depois das enchentes que devastaram parte da Mata Sul e do Agreste de Pernambuco na última semana, o governo do estado divulgou, nesta segunda-feira (5), o balanço das perdas causadas pela inundação de residências e vias públicas nos 31 municípios atingidos. Desses, 27 tiveram estado de emergência decretado. Ao todo, 498 residências ficaram totalmente destruídas e outras 6.841 ficaram danificadas.

Há, também, 121 escolas municipais sem condições de uso. Outras oito instituições de ensino, da rede estadual, também não apresentam condições para a realização das aulas. Três dessas unidades estaduais estão sendo utilizadas como abrigos para pessoas que precisaram sair das casas e cinco estão com problemas estruturais. Além da perda do hospital de Rio Formoso, o município de Belém de Maria também perdeu uma unidade de saúde.

Houve, ainda, danos registrados em 244 pontes nos municípios. Cinco delegacias e uma cadeia pública também integram a lista de estruturas que apresentam algum tipo de dano. O estado contabiliza, ainda, oito municípios que apresentam problemas no abastecimento de água.

O município cuja maior parte da população foi atingida é Barreiros, que teve 42,59% dos 40.732 moradores afetados pelas enchentes. Em seguida está Belém de Maria, que teve 30,83% dos 11.353 cidadãos prejudicados pelas consequências da chuva. Já a cidade de Barra de Guabiraba teve 30,72% dos 12.776 habitantes prejudicados pelas enchentes.

De acordo com o governador Paulo Câmara, as famílias já foram cadastradas por assistentes sociais e receberão auxílio para que as rotinas voltem à normalidade. “Há municípios em que, mesmo com o auxílio-moradia entregue às pessoas que perderam as casas, não vai haver imóveis suficientes para alugar, por isso estamos em contato com as prefeituras para planejar se essas pessoas permanecem em suas cidades ou se há condições de irem para municípios vizinhos”, explica.

Além do planejamento referente às habitações, o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Márcio Stefanni, recapitulou as ações emergenciais que foram realizadas durante a Operação Prontidão, como a limpeza de vias e entrega de donativos.

Via G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário