Mães fazem pressão por mais segurança em creche de ST

Nessa quarta-feira (12), vários pais, familiares e vizinhos de crianças que estudam na Creche Municipal Francisco Epaminondas Torres, localizada no bairro José Rufino Alves (Caxixola), em Serra Talhada, entraram em contato com o Farol de Notícias para cobrar da prefeitura e da Secretaria de Educação segurança na unidade escolar.

Eles pedem que o muro seja aumentado, tendo em vista que é muito baixo, e que tenha algum guarda ou policial a fim de garantir tranquilidade enquanto os alunos estiverem no local. Alguns deles ainda argumentam que seus filhos irão à creche apenas quando for dada atenção aos seus pedidos.

Confira a fala dos pais abaixo:

Lucélia Maria dos Santos

A respeito dessas ameaças às escolas, às creches, os pais estão todos loucos e não sabem nem mais o que fazer. Dizem que não é para a gente ter preocupação com os nossos filhos, mas a gente tem visto os casos acontecerem e nada ser resolvido. O secretário de Educação, Erivonaldo, enviou uma nota dizendo que os pais não entram mais nas salas das escolas, os filhos ficam na porta e os responsáveis pegam e levam para a sala, isso nós entendemos. Só que eles não estão chegando na porta e pegando, eles estão invadindo as creches e fazendo essa barbaridade com as crianças. A respeito de segurança, eu vi dizer que ia ser colocado vigia, a gente não quer só vigia. O problema daqui da creche da Caxixola é o muro que é muito baixo, e as janelas de fora são de vidro. Se um louco, Deus livre, pular um muro desse, quebra o vidro e entra. Essa é a nossa preocupação. Nenhum dos pais de alunos dessa creche da Caxixola estão sentindo segurança de mandar os filhos para a creche. Nós temos que tomar essa iniciativa logo, porque melhor que seja agora do que tarde, porque ninguém sabe onde esses loucos estão. Como é que quem tem filho não fica com medo? A gente vê o sofrimento dos pais sobre o que aconteceu em Blumenau, os pais chorando. Eu não estou nem mais conseguindo dormir direito”.

Izabel Pereira

Eu quero que a prefeita de Serra Talhada fortaleça a segurança das escolas e creches de Serra Talhada. Aqui no bairro Caxixola, a murada é bem baixa. Se esses vândalos que estão invadindo as creches vierem farão muitos reféns. Antes que aconteça isso, ela mande aumentar as muradas das creches e a segurança. Ela [Márcia Conrado] coloque reforço nelas, porque, se continuar assim, as mães vão fazer greve. Eu acho que a prefeita deveria reforçar as escolas e creches com policiais fazendo rondas enquanto as crianças estiverem  nas escolas ou então colocar segurança nos portões das escolas. O certo seria colocar policiais nas escolas”

Lucicleide de Souza, 33 anos 

Eu sou uma moradora da Caxixola e queria pedir ajuda para aumentar o muro da creche, queria segurança na creche enquanto não resolve o negócio do muro. Vocês deveriam colocar policiais na frente da creche e por trás, porque como está fica difícil continuar levando nossos filhos para a creche. Meu sentimento nesse momento é de angústia e com o coração na mão. Espero que isso seja resolvido”. 

Antonio Felipe, 43 anos

“A gente quer rever essa questão de segurança, porque está acontecendo terrorismo no Brasil. Todos sabem que tiraram vidas de crianças indefesas e a gente não pode facilitar. A parede do muro da Caxixola na verdade não é parede, é uma calçada. Muro é quando protege alguma coisa. O muro da creche da Caxixola, para pular ele, nem precisa fazer carreira, é só levantar a perna, é muito baixo. Essa reclamação é para ver o que poderia ser feito, reforçar a segurança e aumentar o muro da escola, que a gente agradece pelas nossas crianças. O muro é baixo demais e fica ao lado da PE que dá acesso ao aeroporto, de uma BR, que é a PE que liga Serra Talhada à Floresta. Não adianta você mandar o seu filho e ficar preocupado. Quando existe segurança a gente manda sem problema nenhum, mas com o que está acontecendo pelo Brasil… Uma das creches eu sei a situação porque moro no bairro, agora imagina as outras por aí?”.

Dona do lar de 26 anos que não quis que seu nome fosse divulgado

“Os pais da creche da Caxixola fazem um apelo para aumentarem a murada da creche. Nós pais das crianças, da  Creche Francisco Epaminondas Torres, do bairro Caxixola, queremos pedir às autoridades que aumentem o muro da creche, porque ao lado há uma BR. Depois desses atos de vandalismo nas escolas, ficamos preocupados com a altura do muro da creche, uma tristeza para todas as mães. Pedimos mais policiamento e mais segurança em todas as escolas, investimentos na educação, reformas, principalmente nas dos sítios, coloquem detector de metal também”. 

Auxiliar de serviços gerais, de 30 anos, que não quis que a identidade fosse revelada

“Sou moradora do bairro da Caxixola, tenho duas crianças na creche e gostaria que vocês nos ajudassem para que a prefeitura venha aumentar o muro da creche, pois não tem mais que dois metros de altura”. 

Via Farol de Notícias.

Artigos relacionados