Lula lidera intenções de voto com 65% em Pernambuco

A primeira sondagem das eleições nacionais de 2018, realizada pelo Instituto Uninassau, aponta que o ex-presidente Lula venceria as eleições com folga em Pernambuco. Nenhuma das questões da pesquisa citou a operação Lava Jato, mas é plausível que o eleitor pernambucano parece relevar as investigações que infernizam o ex-presidente.

Em uma pesquisa estimulada, o ex-presidente teria a preferência de 65% dos entrevistados.

O candidato melhor colocado, depois do petista, seria o deputado federal Jair Bolsonaro, com 6% das citações, mesmo patamar da ex-senadora do Acre Marina Silva.

Neste mesmo recorte, o governador de São Paulo Geraldo Alckmim e o ex-ministro de Lula Ciro Gomes teriam 1% cada.

Temer aparece com 0% das citações. Na mesma pesquisa, os eleitores afirmaram que Temer seria o pior presidente da história do Brasil, com 42,8% das citações dos entrevistados. Depois dele, aparece a presidente afastada Dilma teria 15,6%. Collor é o pior para 10,7% dos respondentes.

Na pesquisa estimulada, quando o entrevistado respondeu quem merecia ser o futuro presidente, 58,8% dos entrevistados citou Lula. Neste recorte, Bolsonaro aparece com 5,1%, seguido logo depois por Marina Silva, com 3,3%.

Bolsonaro é um candidato urbano

Por região, a pesquisa mostra que Lula tem mais apoio quanto mais se adentra nos rincões, mais dependente de verbas federais. No sertão do São Francisco, tem 90% das intenções de voto.

Já o candidato Bolsonaro atinge 12% no Recife, mas nas demais regiões aparece sempre abaixo de 1%, sinalizando que é um candidato urbano.

Amostra em todo o Estado

 Para pesquisar as demandas de Pernambuco e o humor dos eleitores, o Instituto Nassau ouviu 2.014 pessoas (o padrão destes levantamentos de opinião é 1,5 mil pessoas), em todo o Estado de Pernambuco.

A amostra foi coletada no Recife, Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste, Sertão e sertão do São Francisco.

A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de março.

Via Blog de Jamildo/NE10

Artigos relacionados

Deixe um comentário