Lula fala sobre morte de Isabel, do vôlei, que fez parte da equipe de transição

A ex-jogadora, que representou o Brasil em competições mundiais, faleceu devido a Síndrome Aguda Respiratória do Adulto (SARA).

Nesta quarta-feira (16) morreu a ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, aos 62 anos. Há dois dias ela havia sido anunciada na equipe de transição do Governo Lula.

A causa da morte ainda não foi divulgada. Ela morreu no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Isabel era uma das maiores referências do voleibol brasileiro. Ela disputou duas Olimpíadas (Moscou-1980 e Los Angeles-1984) no vôlei de quadra e depois, no início dos anos 1990, migrou para o vôlei de praia, em que foi uma das pioneiras mundiais da modalidade.

Isabel é marcada por ser uma das pioneiras no vôlei feminino brasileiro, participando das primeiras grandes competições da modalidade na história do Brasil. Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. Foi, também, a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar numa liga estrangeira, na Itália, em 1980, no Modena, quando viajou para a Europa com sua filha Pilar, recém-nascida. Isabel tinha cinco filhos e cinco netos.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou em suas redes sociais o falecimento da atleta. O petista disse que Isabel foi um símbolo “de luta na defesa de seus ideais”.

Na última segunda-feira (14), Isabel foi anunciada por Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito e coordenador da transição entre governos, como integrante da pasta de Esportes da equipe de transição do governo Lula.

Via Jc.Ne10.uol.com.

Artigos relacionados