Lockdown deve se prolongar em Pernambuco

O estrangulamento do sistema de saúde pernambucano, em decorrência do avanço dos casos de coronavírus no estado, deve obrigar o governador Paulo Câmara a prolongar o lockdown para além do dia 28 de março. O assunto já faz parte das reuniões do comitê estadual que monitora a atividade do vírus. Além do prolongamento, outra estratégia, essa mais dura, começa a ganhar defensores entre os conselheiros do mandatário. Trata-se do recrudescimento das medidas restritivas, incluindo aí até proibir a circulação de pessoas.

As medidas, que não são nenhuma novidade, ganharam força face aos números estarrecedores. Só ontem (21), o balanço da Secretaria de Saúde apontava a incrível marca de 1.016 novos casos em apenas um dia, com 23 óbitos. Se contarmos desde o início da pandemia, há um ano, já são 330.649 casos confirmados no estado com 11.661 mortes.

Outro dado, esse cultural, colabora para o caos. Os pernambucanos, do litoral ao alto sertão, não respeitam o lockdown. O índice de isolamento ainda é muito baixo: 40%. Quando vamos para cidades do litoral sul, a exemplo de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, repletas de praias, esse índice cai para 35%. A meta estabelecida pelo governo é 60%, um objetivo quase irreal ao se conferir como funciona na prática.

Podemos somar a isso a resistência dos pernambucanos em usar máscara. Basta uma breve circulada pelo Recife, ou por qualquer cidade do interior, para vermos que nosso povo também não cumpre essa obrigação. A tempestade perfeita está formada. Até quando vamos ter que ligar a televisão e nos deparar com notícias de mortes e mais mortes? Quantas pessoas já conhecemos que perderam os seus? Quantos parentes nós já perdemos? O que mais falta?

MAIS LEITOS – Diante da tragédia, o governo tem se desdobrando para abrir mais leitos de UTI em todo o estado. Durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, nesse domingo, o governador destacou o esforço logístico e sanitário realizado pelo Governo de Pernambuco para abrir leitos de terapia intensiva durante a pandemia. Ao longo dos 20 dias de março, foram criados 383 leitos de UTI em 14 municípios de todo Pernambuco. 

MAIS LEITOS 2 – “Para se ter uma ideia, o Hospital da Restauração, maior emergência pública do Norte e Nordeste, conta com 60 leitos de terapia intensiva. Nesses 20 dias, colocamos em operação o equivalente a seis hospitais da Restauração. Um esforço logístico e sanitário sem precedentes na nossa história”, detalhou Paulo Câmara. Segundo o socialista, a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI. 

MORTES – Apesar dos esforços, as informações de mortes inundam o noticiário em todas as cidades. Em Ouricuri, no último sábado, o hospital de campanha registrou dois óbitos de pacientes internados na unidade com quadro grave da doença à espera de leito de UTI. No final do dia, mais sete pessoas estavam em estado grave na unidade e duas transferências de pacientes acometidos da doença, internados, estavam sendo realizadas. O cenário de guerra é apenas um exemplo do que se vê em todo o estado.

SÓ DEUS – Em meio às trevas instaladas no Brasil, o nosso presidente da República, completando ontem 66 anos (sem trocadilhos bíblicos), aproveitou o dia para soltar mais bravatas e causar mais polêmicas. Sem máscara, Jair Bolsonaro disse que “só Deus” o tira do cargo. A declaração foi dada diante de uma pequena multidão que se aglomerou em frente ao Palácio da Alvorada para lhe homenagear por seu aniversário. Não bastasse isso, Bolsonaro ainda ameaçou jogar o Exército em cima de governadores, a quem chamou de “tiranos”. Só Deus nessa causa mesmo.

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp!!

Via Fernanda Maria Negromonte, Cientista Política com ênfase em Relações Internacionais pela UFPE, membro da Equipe FalaPE

Artigos relacionados

Deixe um comentário