Ligação interurbana fica mais barata em 18 cidades de Pernambuco

As chamadas dos telefones fixos para os municípios vizinhos ficarão mais baratas para consumidores de 587 municípios brasileiros, a partir de domingo (30). Elas deixam de ser consideradas interurbanas e passam a ser cobradas como ligações locais. Em Pernambuco, serão beneficiados os consumidores de 18 cidades. Entre elas estão o Recife e mais 13 localidades da Região Metropolitana. A mudança contempla, ainda, quatro áreas do Sertão.

São contempladas as seguintes cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata. Também entraram na lista Lagoa Grande, Petrolina, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.

A estimativa da Agência é uma redução de 60% no custo da ligação. O benefício real da mudança vai depender do serviço contratado pelo assinante. Além dos planos básicos, as concessionárias oferecem contratos alternativos, os preferidos dos usuários.

A estimativa é de que a redução das tarifas dos planos básicos locais das concessionárias de telefonia fique em torno de 60%, considerando o valor de R$ 0,08 para o minuto local e o valor médio de R$ 0,20 para o minuto de longa distância nacional.

Dados da Anatel de junho deste ano apontam que 25,30% dos assinantes são da Oi; 9,64% da Telefônica; 8,60%  da CTBC Telecom, e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço.

As alterações do Regulamento sobre Áreas Locais para a telefonia fixa foram publicadas no dia 3 de maio por meio da Resolução Anatel nº 666/2016 e estabeleciam um prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida.

No Brasil, a queda de preços beneficiará consumidores de 281 municípios da Região Sul; 199 da Região Nordeste; 69 do Sudeste; e 38 municípios da Região Norte.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário