Liberados PMs presos em assembleia da categoria no Recife

Um dia após serem presos, foram soltos na noite deste sábado (10) os dois representantes da Polícia Militar de Pernambuco detidos durante a assembleia da categoria realizada na tarde dessa sexta-feira (9) da Praça do Derby – no bairro de mesmo nome, na região central do Recife.

O alvará de soltura do presidente e do vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Albérisson Carlos e Nadelson Leite, respectivamente, foi concedido pelo juiz Ivan Alves de Barros na audiência de custódia realizada este sábado no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no bairro de Joana Baezerra. A audiência acabou por volta das 21h45. Não foi pedido pagamento de fiança e eles também não responderão a processo. Os PMs ficaram detidos, até a audiência de custódia, na Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), no bairro do Jiquiá, Zona Oeste da cidade.

Na decisão, o juiz cita não haver vislumbrado, da parte do PMs, “a prática de qualquer ato de infração penal” e considera que as prisões de Alberisson Carlos da Silva e de Nadelson Leite Costa “aproxima-se de forma temerária mais da prática de abuso de autoridade, não condizente com o estado democrático de Direito”.

Segundo o Governo de Pernambuco, os dois policiais haviam sido presos “por crime militar”. Em nota divulgada cerca de duas horas após a detenção, o Governo afirmou que os PMs desafiaram o Poder Judiciário.

O advogado da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Francois Cabral, nega que tenha havido crime ou mesmo desafio ao Judiciário. “Como já vinha dizendo, a prisão foi escandalosa e o magistrado chancelou isso, considerando-a ilegal”, afirmou Francois Cabral.

Fonte: Folha de PE

Artigos relacionados

Deixe um comentário