Leitos de UTI para Covid-19 no HEC atinge 65% de ocupação, em Serra Talhada, PE

Nesta terça-feira (23), o Governo de Pernambuco determinou que a partir da próxima sexta-feira (26), até o dia 10 de março, todas as atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente. Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, quando apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando.

Além disso, os números crescentes da pandemia e a lotação acima de 90% dos leitos nessas três Geres justificaram a medida restritiva.

Em Afogados da Ingazeira, o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), está com 100% da UTI (20 leitos) e 70% da Ala Respiratória, ocupadas com pacientes infectados pela novo coronavírus nesta terça (23), segundo o diretor da Unidade, Sebastião Duque, em entrevista ao Blogueiro do Nill Júnior.

Na Capital do Xaxado, em Serra Talhada (XI GERES), ficou de fora desta nova determinação no estado. Ainda segundo o diretor do HREC, a ocupação de leitos de UTI no Hospital Regional Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada é de 65%. Ele destaca que a situação precisa ser observada, pois além da taxa de ocupação é preciso analisar a complexidade dos casos: “São pacientes que a metade deles (50%) ou mais, evoluem com necessidade de hemodiálise. O que mesmo com vagas em UTI dificulta a admissão em alguns locais.”

Em Serra Talhada a Secretaria de Saúde tem alertado a população para respeitar todos os protocolos sanitários estabelecidos, higienizar as mãos constantemente, usar máscara de proteção e manter o distanciamento social, evitando a circulação do novo coronavírus. Em caso de sintomas, o paciente deve procurar imediatamente atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequados, evitando o agravamento da doença.

Via Nill Júnior

Artigos relacionados

Deixe um comentário