Leite de cabra do sertão de Pernambuco na mira do mercado chinês

O próximo ano promete ser essencial para o Sertão de Pernambuco, principalmente no que diz respeito à produção do leite de cabra. Um diálogo entre o estado e a China foi aberto sobre as potencialidades do produto para o mercado chinês em um encontro entre secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, e a Cônsul Geral da China no Recife, Yan Yuqing. Contato que deve se estreitar ainda mais entre fevereiro e março, quando o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, visitará Pernambuco, e será recebido pelo governador Paulo Câmara. Ainda em março, a cônsul deve iniciar uma agenda pelo interior de Pernambuco para conhecer alguns municípios, como Petrolina, Triunfo e Caruaru e Itapetim, acompanhada de empresas agrícolas da China.

Para Alberes Lopes, o apoio da China na produção do leite de cabra pode mudar o perfil da região sertaneja a médio e longo prazo, com estimativa de gerar 6 mil empregos diretos no estado e beneficiar 20 mil pessoas, além de ressaltar o potencial da ovinocaprinocultura no Sertão. O promotor de Justiça de Afogados da Ingazeira, Lúcio Luiz de Almeida, integrante da Cooperativa de Caprinovinocultores que abrange o Pajeú, o Moxotó e até o Agreste, também esteve no encontro e ressaltou a importância de uma parceria entre os dois países para beneficiar o leite de cabra.

Ele explicou que a produção é feita especialmente em Itapetim, Brejinho, São José do Egito, Tuparetama, Igaracy e Sertânia, mas também acontece em Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Tabira, Custódia, Pedra, Venturosa, Pesqueira, Alagoinha e Sanharó. Essa cadeia gera desenvolvimento econômico com inclusão social, com uma partilha maior do produto da atividade econômica. A renda que o produtor tem pode ser o ano todo. Se cada família envolvida produzir 50 litros/dia, terá uma renda de R$ 3 mil ao mês o ano todo, não tem entressafra, não subtrai da natureza, provoca uma revolução no Sertão. O modelo que estamos defendendo é a emancipação pelo trabalho, declarou Luiz Almeida.

Via Diario de Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário