Justiça Federal determina que Detrans voltem a emitir CRLV em papel; veja como fica em Pernambuco

De acordo com apuração do Jornal do Commercio, a decisão que atinge o Detran foi movida por associação de despachantes

A desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), determinou em liminar que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada Estado do Brasil voltem a emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em papel. O documento só estava disponível pela internet, desde janeiro de 2021, como documento eletrônico ou para o próprio dono do carro imprimir.

A decisão suspendeu a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que optou por colocar a retirada do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) exclusivamente pela internet. Em Pernambuco, de acordo com a apuração de Edilson Vieira, do Jornal do Commercio, o Detran não se posicionou oficialmente nesta terça feira (09) e o documento segue sendo emitido apenas de forma digital até um posicionamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Liminar desfavorável ao Detran

Ainda segundo a apuração do Jornal do Commercio, a liminar concedida pelo TRF-4 atendeu a um recurso do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD/BR) e de mais três entidades de despachantes de Santa Catarina e vale para o Dentran de cada Estado do país. 

“A Lei nº 14.071/2020 é norma já existente e válida e, muito embora carecendo de vigência, não pode ser ignorada pelo administrador ao editar norma, hierarquicamente inferior, com disposições contrárias àquela”, afirmou Tessler.

Via Rádio Jornal

Artigos relacionados

Deixe um comentário