Justiça Federal determina envio imediato de segurança policial para Aldeia Pankararu, no Sertão de Pernambuco

Nesta quarta-feira (31), o juiz titular da 38ª Vara Federal em Pernambuco, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, Felipe Mota Pimentel de Oliveira, proferiu uma decisão na qual defere o pedido do Ministério Público Federal (MFP) para disponibilização imediata de efetivo da Polícia Federal e Militar de Pernambuco a fim de garantir a segurança do território Pankararu, na aldeia Bem Querer de Baixo, em Jataúba, com policiamento ostensivo diário.

Uma unidade de ensino e um posto de saúde foram incendiados na última segunda-feira (29) na comunidade indígena. A pena para o descumprimento da decisão é de R$ 50 mil por dia.

Na decisão, o magistrado ressalta diversas comunicações oficiais realizadas anteriormente aos órgãos envolvidos com a finalidade de resguardar a integridade física dos indígenas e líderes da etnia, sem que houvesse o atendimento das determinações.

Entenda o caso

 

Uma escola pública municipal e uma Unidade de Saúde da Família (PSF) foram incendiadas na Comunidade Indígena Povo Pankararu, em Jatobá, no Sertão de Pernambuco. O caso aconteceu na madrugada da segunda-feira (29).

Segundo a Polícia Civil, nos locais foram queimados móveis, documentos e equipamentos.Ainda de acordo com a polícia, a motivação e a autoria do crime são desconhecidas até o momento desta publicação.

Via G1 Caruaru

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. O nome da cidade é jatobá e não Jataúba como está na matéria acima…

Deixe um comentário