Jovem florestano é selecionado para estudar no Chile

Há uma semana, o aluno Cleiton de Sá Pereira, 17 anos, recebeu uma notícia que mudou a sua vida. Por um telefonema, ele foi informado de que ganhou uma bolsa de estudos com tudo pago para concluir o ensino médio e fazer um curso técnico de Turismo na escola Liceo Politécnico de Concón, no Chile. Estudante do terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, em Floresta, Cleiton aceitou trocar o sol do Sertão nordestino pelo calor do litoral chileno e galgar passos promissores.
As portas para o adolescente se abriram através do Programa Ganhe o Mundo (PGM), da Secretaria Estadual de Educação. Ele foi intercambista do programa e estudou um semestre do ano letivo no país. Prestes a voltar para o Brasil, em dezembro do ano passado, o estudante aceitou o convite que lhe deu outra alternativa de futuro. “Os professores me informaram que ia ser aplicada uma prova para curso técnico na escola e eu decidi fazer, mesmo sabendo que voltaria para o Brasil bem antes de as aulas começarem. Topei só pela experiência, pois sabia que não teria como ficar mais tempo no país”, contou.
Semanas depois, já em solo pernambucano, a professora chilena Claudia Cataldo informou à EREM, por ligação, o desejo do Liceo em ter Cleiton como estudante bolsista. “Foi um impacto pra mim. Tinha acabado de voltar para casa, nem matei a saudade dos meus pais direito e já recebi o convite para retornar. A princípio pensei bastante, pois queria terminar meu ensino médio com os amigos da escola, mas agora não tenho dúvidas de que quero agarrar esta oportunidade.” A gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Floresta, Maria Dilma Marques, detalhou um pouco da alegria de toda a comunidade escolar da cidade.
“Estamos em festa. Em meio a tantos alunos intercambistas, Cleiton foi o escolhido. É uma oportunidade que vai gerar todas as possibilidades para ele e para a sua família. A GRE e a unidade de ensino estão vibrando por ele”, disse. Para ela, o detalhe mais tocante do convite foi o motivo pelo qual o aluno foi selecionado. “A professora disse por telefone que o que chamou a atenção da escola foi o fato de Cleiton ter um excelente desempenho na escola e o objetivo de vida muito bem definido, que é o sonho de criança de ser piloto de avião. Quando ela disse isso todo mundo se emocionou”, acrescentou.
Filho de um operador de máquinas e uma dona de casa, Cleiton pode ser considerado um guerreiro desde que nasceu. Nos poucos meses de vida, chegou a morar em abrigos com os pais e todas as dificuldades assolaram a sua infância. Hoje, sua família, composta também pelo irmão de 14 anos, quase não se lembra do passado, parcialmente superado pelas conquistas do adolescente.
“Conversei bastante com ele e expliquei que esta oportunidade eu e o pai dele nunca teríamos condições de dar. O futuro agora está nas mãos dele. O mérito é todo dele. Já passamos por maus bocados, somos uma família humilde, mas hoje meu filho está conhecendo o mundo. Esta é a maior alegria que podemos ter”, contou, emocionada, a mãe Rosicleide Maria de Sá Pereira.
Cleiton vai passar dois anos estudando no Liceo a partir de fevereiro deste ano, com todas as despesas custeadas pelo governo chileno. Durante a sua estadia fora do Brasil,e ele vai elaborar um projeto de iniciação científica para ingressar na universidade. “Lá tem o curso superior de Engenharia Aeronáutica e vou ter mais chances de realizar o meu sonho. Agora, só volto para o Brasil nas férias”, brincou.  (Ascom)

Artigos relacionados

Deixe um comentário