J. Borges se emociona ao ver sua obra com o papa Francisco

A notícia saiu enquanto J. Borges tirava um cochilo depois do almoço, um hábito que, aos 87 anos de idade, ele repete diariamente em sua casa, próximo ao ateliê que matem em Bezerros, no Agreste do estado.
Ao acordar e saber da informação, pelo Diario de Pernambuco, o xilogravurista ficou muito emocionado “em ver que uma obra sua chegou as mãos do Papa Francisco”, ele disse que “também ficou feliz em ter sua obra reconhecida e valorizada por nossas autoridades”, comentou Borges.

A xilogravura “A Sagrada Família” foi criada em 2016 e retrata Jesus, Maria e José em uma noite estrelada de lua crescente. Foram usadas sete cores. O quadro de J. Borges foi o presente entregue hoje ao papa Francisco pelo presidente Lula, que é também é Pernambucano. 

A encomenda foi feita pela equipe do palácio do Itamaraty em fevereiro deste ano, mas a equipe de Borges não sabia que seria um presente para o papa e estava em sigilo  até aparecer hoje (21) nas imagens da visita do presidente ao sumo-pontífice, divulgada em primeira mão pelo Diario.
De acordo com o artista, “o governo adquiriu a obra diretamente a nós, muito gratificante ver nossa arte e cultura sendo valorizada. Pra todos nós foi algo emocionante”, disse J. Borges, ao lado de Joatan %uD835%uDC0Eliveira, que trabalha com ele no ateliê e fez questão de registar o artista com uma réplica do quadro que foi enviado ao papa.

Como a xilogravura é uma técnica artística de impressão através de uma matriz de madeira, o quadro pode ser replicável. Neste momento não tem nenhum pronto no ateliê, mas já existem obras impressas na secadora e ficarão disponíveis para venda posteriormente. E mesmo com a repercussão da obra famosa, o Joatan, funcionário do ateliê garante que o preço da obra foi mantida.

Via Diário de Pernambuco.

Artigos relacionados