Iterpe articula regularização fundiária de comunidades quilombolas localizadas em Itacuruba e Floresta, PE

Ao longo de novembro, mês em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) articulou a regularização fundiária das comunidades quilombolas Negros de Gilú, localizada em Itacuruba, e Filhos do Pajeú, situada em Floresta, ambas no Sertão de Pernambuco. Representantes do Iterpe se reuniram com o Ministério Público da União (MPU) e o Incra, visando dialogar sobre os processos de regularização.

De acordo com o presidente do órgão estadual, Altair Correia, o foco da articulação é acelerar a entrega dos títulos de terras das localidades. “A expectativa do Iterpe, nessa mediação, é propor soluções e tomar medidas administrativas para que as comunidades quilombolas obtenham a titulação sonhada”, afirma.

As comunidades quilombolas beneficiada pela regularização fundiária ganham direito constitucional sobre as terras. Após terem acesso aos títulos, as famílias podem receber diversas políticas públicas de melhoria da qualidade de vida.

Via Blog Alvinho Patriota

Artigos relacionados

Deixe um comentário