Instituto Raízes participa de Seminário sobre Povos Tradicionais de Floresta, PE

Na última terça-feira, dia 23 de maio, o Instituto Cultural Raízes participou do 1º Seminário de Acolhimento aos Povos e Comunidades Tradicionais de Floresta/PE, realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, e da Secretaria de Políticas da Mulher.
O evento contou ainda com o apoio e a participação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco.
Foram realizadas palestras sobre os seguintes temas:
– Importância da Lei nº 10.639, feita pelo Mestre Lepê Correia;
– Políticas Educacionais dos Povos Indígenas, feita pela Profª Elizângela Nascimento;
– Políticas de atenção as Mulheres de Comunidades e Povos Tradicionais, por Silvia Cordeiro;
– Povos Quilombolas de Floresta, feita pelo Profº João Luiz da Silva, do IF Sertão/PE.
Etnia Indígena Pipipã de Floresta/PE (Foto: Kêco Cavalcante)
A Etnia Indígena Pipipã de Floresta/PE, liderada pelo Cacique Valdemir, participou com as apresentações do Toré, trazendo para o evento o conteúdo da tradição e espiritualidade da cultura indígena.
Grupo Sou da Terra (Foto: Kêco Cavalcante)
O Instituto Cultural Raízes, também foi destaque no evento apresentando o Grupo Sou da Terra, que levou aos presentes na forma percussiva e cantada, músicas e toadas de influência Banto na Cultura Afrobrasileira e especialmente afropernambucana, expressadas no Maracatu de Baque Virado e no Coco de Roda.
Mestre Lepê Correia, cantando Afoxé junto com o Grupo Sou da Terra (Foto: Kêco Cavalcante) 
Um momento de muito Axé e grande emoção, foi a participação do Mestre Lepê Correia, junto com o Grupo Sou da Terra, cantando Afoxé e contagiando os presentes com uma das mais fortes expressões e tradições dos povos de Matriz Africana.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *