Instituto Raízes é destaque em Mostra Cultural realizada na cidade de Exu/PE

O Instituto Cultural Raízes, foi um dos destaques da Mostra Cultural Gonzaguiense, realizada na cidade de Exu, no Sertão de Pernambuco.

O evento aconteceu nos dias de 1 a 5 de agosto de 2017, cuja programação contemplou a realização de diversas oficinas nas várias linguagens culturais, visitas a lugares turísticos, sarau lítero cultural, encontro de saberes, além de várias apresentações culturais.

No dia 2 ocorreu homenagem especial ao eterno Luiz Gonzaga, pela passagem de 28 anos de sua morte, com celebração de uma missa na Igreja Matriz da cidade.

O Instituto Raízes participou na noite do dia 4 de agosto, da realização de uma terreirada no Parque Asa Branca, com o Grupo Maracatu Afrobatuque e o Grupo Sou da Terra.

O Maracatu Afrobatuque, fez uma apresentação que encantou a todos os presentes, homenageando o Rei do Baião Luiz Gonzaga, com várias loas, especialmente a “Asa Branca” no ritmo do Maracatu, música essa que completou 70 anos em 03/03/2017.

Após a apresentação do Maracatu, foi a vez do Grupo Cultural Sou da Terra, que levou aos presentes a alegria do Coco de Roda, com músicas homenageando Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, Maciel Melo e Biliu de Campina, motivando todos a formar uma grande roda de Coco.

No dia 5 de agosto, durante o dia, foi gravado imagens para um clip especial do Maracatu Afrobatuque, visitas e registros no Museu do Parque Asa Branca.

A noite, na Fazenda Araripe, local onde nasceu e viveu Luiz Gonzaga até sua juventude, o Grupo Cultural Sou da Terra, apresentou o Coco, com várias músicas também em homenagem ao Rei do Baixão.

O evento foi realizado pela ONG Flor de Mandacaru, a Equipe de Produção Cultural do Jornal do Araripe e a Secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Exu, juntamente com diversos outros parceiros e, contou com o Instituto Cultural Raízes, como um dos principais convidados.

Via Instituto Cultural Raízes

Artigos relacionados

Deixe um comentário