Instituto de Terapia Renal de Serra Talhada já realizou mais de mil sessões de diálise

Nessa quarta-feira (4), o Farol de Notícias conversou com José Alves, diretor administrativo do Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho (ITR) de Serra Talhada, que fez um balanço dos atendimentos, desde a inauguração que aconteceu na terça-feira (20) de setembro do ano passado (2022). Há quase quatro meses de atuação no município, o Centro de Hemodiálise já atendeu 107 pacientes e realizou mais de 1 mil sessões de diálise, um total de 1.233 mil.  

Detalhes sobre o atendimento

José Alves destacou que atualmente o instituto conta com 97 pacientes, o que corresponde a 48 atendimentos diários. Com os turnos matutino e vespertino completos, o diretor administrativo ressaltou a necessidade de um terceiro turno, que começa a ser planejado para o horário noturno e objetiva atender mais 48 pacientes.

O número de atendimento e de sessões não pararam de crescer, nos dez dias finais de setembro foram realizadas 62 sessões de diálise; em outubro, 412; e em novembro, 759.

“Quando o paciente é admitido, passa a fazer três sessões de hemodiálise por semana, cada uma com quatro horas”, esclareceu José Alves que também fez um balanço por sexo e idade dos pacientes. 

Municípios atendidos 

O  Instituto de Terapia Renal tem atendido pacientes de 15 cidades da Mesorregião do Sertão Pernambucano, a saber,  Flores, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Santa Terezinha,  Serra Talhada, Calumbi, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Triunfo,  Floresta, Tabira, Betânia, Carnaíba, Itacuruba, Carnaubeira da Penha e Quixaba. 

Balanço do atendimento por sexo e idade

O gráfico baixo mostra que dos 107 pacientes atendidos a maior parte corresponde aos do sexo masculino, sendo 58%, uma diferença de 16% em relação ao número feminino que corresponde a 42%.

No tocante à idade, foram 49% com idade acima de 60 anos; 30%, de 41 a 60 anos; 19%, de 21 a 40 anos; e 2% de 0 a 20 anos.

Problemas enfrentados pelo ITR

Outro assunto debatido foi em relação às dificuldades enfrentadas pelo Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho (ITR) que enfrenta desafios frente à tabela defasada dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Quanto à dificuldade, até o momento, a maior é a questão financeira, pois o nosso atendimento, atualmente, tem sido 100% SUS, e os repasses dos SUS estão defasados há muito tempo. Os valores repassados pelo SUS são aquém do que seria o ideal para manter a estrutura. Não cobrem nem os custos das clínicas, como os insumos que são muito caros, a mão de obra e a estrutura. Todas as unidades prestadoras de serviços, que na sua grande maioria são do terceiro setor, estão passando de ‘pires nas mãos’ junto ao ministério, porque, se não melhorar a questão do repasse, terão que interromper as atividades”, enfatizou José Alves. 

Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho (ITR) de Serra Talhada

Endereço do Centro de Hemodiálise de Serra Talhada, ITR – Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho, localizado no endereço: Rua Conselheiro Oliveira Neto, 434, Borborema. Telefone: (87) 3831-1318. 

Via Blog do Elvis.

Artigos relacionados